IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES INVESTIGATIVA E CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE INTERATIVO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p258Palabras clave:
atitude investigativa, atitude científica, Ambiente Interativo de AprendizagemResumen
Este trabalho teve por objetivo analisar as características associadas às atitudes investigativa e científica desencadeadas em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) presencial em grupos de estudantes de Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os AIA são ambientes de aprendizagem planejados para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles possam, ao interagir com tais recursos, expressar suas ideias e conhecimentos atitudinais a fim de resolver o problema proposto. Para a análise, foram elaborados um conjunto de categorias (atributos) fruto de levantamento bibliográfico em periódicos da área de educação em ciências. Os atributos identificados ao longo das atividades em todos os grupos foram: racionalidade, objetividade, respeito pela evidência, colaboração, precisão, curiosidade, criatividade, mentalidade crítica, ceticismo e parcimônia. Destes, a racionalidade foi identificada como categoria coocorrente a todas as demais. Tais atributos são associados à natureza de cada atividade realizada no AIA, assim como são analisados os atributos não identificados. Os resultados obtidos indicam a validade do AIA como recurso didático propício para o desencadeamento de atitudes investigativa e científica em todos os grupos pesquisados, podendo ter seu impacto ampliado de acordo com a natureza das atividades inscritas nele.Citas
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