Genetic complexity and the expression of human skin color, eye color, and height: didactic transposition

Authors

  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC http://orcid.org/0000-0001-8808-9107
  • Luana de Souza Prochazka Universidade Federal do ABC
  • Ana Paula Zampieri Silva de Pietri Associação Cidade Escola Aprendiz
  • Graça Simões de Carvalho Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239

Keywords:

Human Genetics Teaching Keyword, Didatization, Textbooks

Abstract

Genetic science is continuously expanding, but the genetics taught in school cannot be considered only as a simplification of science produced knowledge: it is also a result of values and practices. This research aimed to analyze the didactic transposition on the expression of skin color, eye color, and human height on Brazilian and Portuguese textbooks and the “São Paulo Student Notebook”. Of the biology textbooks for several periods of secondary education (Brazilian “Ensino Médio” and Portuguese “Ensino Secundário”), twelve recent ones were analyzed in detail: nine Brazilian collections and three Portuguese collections. The content of these textbooks was compared with the contents of the reference literature in the genetics area. In this study, reference literature includes some recent scientific papers and academic books for teacher training. The influence of knowledge, values, and social practices on this process of didactic transposition was also a matter of analysis. Results showed that most textbooks are close to the scientific literature in discussing the polygenic determination of the characteristics analyzed. About half of the analyzed books mentioned the influence of the environment. Values and practices influencing didactic transposition of these topics were also identified, such as 1) concerns about avoiding a deterministic view of genetics; 2) the practice of mathematizing biology; 3) the authors’ practices in following curriculum guidelines; 4) practices and concerns related to textbook evaluation; and 5) concerns with avoiding bias within populations composed of different ethnic groups.

Author Biographies

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012) tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, MI, EUA (2009-10). Durante sua formação dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de Ciências e Biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o Ensino de Genética. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atua como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas. Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro - USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e a distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção trata de tópicos como: Ensino de Ciências e Biologia, avaliação de livros didáticos, Ensino de Genética, Ensino de Ciências para Crianças, Educação à Distância e atividades investigativas no Ensino de Ciências

Luana de Souza Prochazka, Universidade Federal do ABC

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição. Atua na área de Botânica como Técnica de Herbário no herbário HUFABC atuando também na pesquisa, ensino e extensão. A partir da licenciatura desenvolve projetos relacionados a análise de livros didáticos

Ana Paula Zampieri Silva de Pietri, Associação Cidade Escola Aprendiz

outora e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutora pelo Instituto Butantã entre 2007 e 2009 pelo Laboratório de Ecologia e Evolução com bolsa da FAPESP (Processo 2006/06634-8) e pela Faculdade de Educação entre 2014 e 2015 pelo Departamento de Metodologia e Educação Comparada. Possui artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas nas áreas de genética, zoologia e educação. Tem experiência na docência no ensino superior, desde 2002, atuando em Universidades públicas e privadas com participação em bancas de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. Atua como assessora ad hoc em revistas científicas e em agência de fomento à pesquisa. Contratada pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2016 integrou o Núcleo de Educação Integral, atuando como formadora na área da Sustentabilidade socioambiental e no processo de acompanhamento e implementação do Programa São Paulo Integral. Atuou como assessora técnica do mesmo Núcleo de Educação Integral de novembro de 2017 à março de 2019 e integra a equipe de coordenação do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora. Atua como formadora na Associação Cidade Escola Aprendiz.

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho

She is interested in Biology Education, Health Education and Environmental Education, being highly involved in international cooperation with more than twenty universities from Europe, Northern Africa, Middle East and Brazil. She has published 6 books, more than 40 chapters in national and international books, more than 80 papers in national and international journals, and more than 130 papers in proceedings of national and international meetings.

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Published

2020-05-01

How to Cite

Franzolin, F., Prochazka, L. de S., de Pietri, A. P. Z. S., & Carvalho, G. S. de. (2020). Genetic complexity and the expression of human skin color, eye color, and height: didactic transposition. Investigations in Science Education, 25(1), 239–261. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239