REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão – Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás. Campus II Samambaia – Instituto de Química – CEP: 74001-970 – Goiânia – GO, Brasil

Palavras-chave:

educação inclusiva, formação de professores em rede, interações discursivas

Resumo

Esta investigação versa sobre a análise das interações discursivas produzidas dentro de uma rede social, a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI). Defendemos que quando o professor reflete no espaço de suas concepções e de suas práticas, tomando consciência delas e tendo um aporte teórico, pode haver mudanças na prática docente de cunho crítico-reflexiva. Desta forma, adotamos uma rede social como espaço de formação de professores de ciências para a educação inclusiva. Sob o pressuposto do materialismo histórico dialético, esta investigação tem elementos de uma pesquisa participante e foi desenvolvida durante os encontros da RPEI ocorridos num período de oito meses durante os anos de 2007 e 2008. Nossos resultados discorrem sobre categorias a posteriori que emergiram das vozes dos sujeitos e nos permitem concluir que a RPEI se apresenta como estratégia possível para a formação inicial e continuada de professores com vistas à educação inclusiva.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Pereira, L. de L. S. (2016). REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(3), 615–639. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/174

Edição

Seção

Artigos