EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CTS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA: A NECESSÁRIA SUPERAÇÃO DA CONTRADIÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Rodrigo da Luz Universidade Federal da Bahia (UFBA) http://orcid.org/0000-0001-5711-1447
  • Eliane dos Santos Almeida Universidade de Brasília (UnB) Instituto de Química Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Faculdade de Educação (FACED) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n5p162

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Paulo Freire, Ideologias, Situações-Limite, Humanização

Resumo

No cenário mundial atual, marcado pelas relações capitalistas de produção, se faz necessário que o ensino de ciências problematize as contradições socioambientais na direção do enfrentamento da crise civilizatória vivenciada. Este artigo tem o objetivo de discutir as contribuições da Educação Ambiental e da Educação CTS, numa perspectiva freireana, para o desvelamento da contradição entre conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico no contexto da Educação em Ciências. Para isso, refletimos sobre os obstáculos e desafios à humanização, com destaque para as ideologias e situações-limite que impedem a percepção das condições existenciais dos sujeitos. Diante desse contexto, ressaltamos os contributos da Educação CTS e da Educação Ambiental no processo de desvelamento e transformação da realidade capitalista opressora, por meio de um ensino de ciências que possa contribuir para a construção de uma nova forma de sociabilidade em que a conciliação entre desenvolvimento e conservação esteja finalmente materializada no seio das relações sociais.

Biografia do Autor

Eliane dos Santos Almeida, Universidade de Brasília (UnB) Instituto de Química Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF

Instituto de Química (IQ)Universidade de Brasília (UnB)Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Distrito Federal, Brasília, Brasil.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Faculdade de Educação (FACED) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Salvador, Bahia, Brasil

Faculdade de Educação (FACED)Universidade Federal da Bahia (UFBA)Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Luz, R. da, Almeida, E. dos S., & de Almeida, R. O. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CTS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA: A NECESSÁRIA SUPERAÇÃO DA CONTRADIÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 162–189. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n5p162

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