INVESTIGANDO PROCESSOS DE RETOMADA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA POR INTERMÉDIO DO JOGO PERFÍSICA

Autores

  • Maria Eduarda Silva da Gama Afonso Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu
  • Marta Maximo-Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p323

Palavras-chave:

Ludicidade, Jogo, Perspectiva histórico-cultural, Ensino de Física

Resumo

O interesse pela questão do lúdico na sala de aula e em espaços não formais de educação parece cada vez mais crescente no Ensino de Ciências. Alinhado a essa tendência, o objetivo deste trabalho é investigar como ocorre a retomada de conhecimentos de Física durante a aplicação de um jogo previamente elaborado, denominado PerFísica. Ele consiste em um tabuleiro e em um conjunto de cartas, que apresentam, cada uma, algum conhecimento de Física e 12 dicas sobre ele. Os grupos de alunos devem tentar adivinhar o conhecimento de Física presente na carta por meio das dicas lidas pelo professor mediador do jogo. A elaboração do PerFísica e a análise dos dados da pesquisa têm como base a perspectiva histórico-cultural. Elementos mediadores já existentes na literatura foram usados como categorias de análise das retomadas de conhecimento científico escolar identificadas. O PerFísica foi aplicado em uma turma de Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de uma instituição federal de ensino. Foram analisadas as gravações em áudio das conversas entre os grupos e a professora mediadora do jogo. Foram identificados diversos elementos mediadores utilizados pelos grupos ao tentarem adivinhar o conhecimento presente na carta: interação aluno-aluno, interação professor-aluno, nomes dos assuntos estudados, leis físicas, livro didático. Também foi observado um elemento mediador ainda não mapeado pela literatura: a interação aluno-jogo, que se refere ao uso dos conteúdos científicos das cartas do PerFísica para a retomada de assuntos já estudados e para a identificação do conhecimento presente na carta. Espera-se que o presente artigo contribua para a reflexão e o diálogo acadêmico sobre o papel do lúdico no Ensino de Ciências com base na análise de uma experiencia concreta de utilização de um jogo em contexto escolar.

Biografia do Autor

Marta Maximo-Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ Nova Iguaçu; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) pela USP; Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ Nova Iguaçu

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Silva da Gama Afonso, M. E., & Maximo-Pereira, M. (2020). INVESTIGANDO PROCESSOS DE RETOMADA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA POR INTERMÉDIO DO JOGO PERFÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 323–343. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p323

Edição

Seção

Artigos