COVID-19 NO ÂMBITO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: MODELANDO A PROBLEMÁTICA E TRAÇANDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Ensino de Ciências, Coronavírus (Covid-19)

Resumo

Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.

Biografia do Autor

Paulo Gabriel Franco dos Santos, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina

Licenciado em Física, mestre e doutor em Educação para a Ciência pela Unesp. Professor na Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, atuando na Área de Educação e Linguagem. Tem interesse na área de formação de professores, ensino de ciências, educação CTSA, Questões Sociocientíficas e teorias críticas.

Natália Cristine Carlos Costa, Universidade de Brasília

Licencianda em Ciências Naturais, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.Desenvolve pesquisa na modalidade Iniciação Científica na área de formação de professores de ciências, questões sociocientíficas e educação CTSA.

Ariel Lima Brito, Universidade de Brasília

Licenciando em Ciências Naturais, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.Desenvolve pesquisa na modalidade Iniciação Científica na área de formação de professores de ciências, questões sociocientíficas e educação CTSA.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Santos, P. G. F. dos, Costa, N. C. C., & Brito, A. L. (2021). COVID-19 NO ÂMBITO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: MODELANDO A PROBLEMÁTICA E TRAÇANDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(1), 127–144. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127

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Seção

Artigos