COVID-19 NO ÂMBITO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: MODELANDO A PROBLEMÁTICA E TRAÇANDO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127Palabras clave:
Questões Sociocientíficas, Ensino de Ciências, Coronavírus (Covid-19)Resumen
Diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (Covid-19) pesquisadores dos mais variados segmentos das ciências têm se mobilizados para compreender a problemática, traçar estratégias de combate e supressão do contágio, bem como atenuar as consequências que, conforme experiência nacional e internacional, têm afetado drasticamente a vida da sociedade. Como professores, futuros professores e pesquisadores da área de ensino de ciências nos sentimos mobilizados a tratar a problemática a partir do ponto de vista das Questões Sociocientíficas (QSC). Dessa forma, este artigo busca delinear a problemática sob a perspectiva das QSC, definindo os aspectos controversos, e indicar possibilidades para o seu tratamento no âmbito escolar, evidenciando perspectivas formativas e metodológicas, entendendo este como um compromisso político e ético. Em tempos de crise, é fundamental mobilizarmos nossos conhecimentos em prol de seu entendimento, análise, crítica e superação.Citas
Antunes, M. N., Guimarães, M. C. S., Silva, C. H. da., & Rabaço, M. H. L. (2007). Monitoramento da informação na sociedade de risco: o caso da pandemia de gripe aviária. Informação & Sociedade.:Est., João Pessoa, 17(3), 131-141. Recuperado de https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/1272/1/monitoramento_informacao_sociedade.pdf
Barbosa, A. L. N. H., Costa, J. S., & Hecksher, M. (2020). Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: Ampliação de desigualdades já existentes? Mercado de Trabalho: conjuntura e análise (IPEA), 69, 55-63. Recuperado de http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10186
Beck, U. (2011). Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade (2a ed.). São Paulo, SP: Editora 34.
Bencze, L., Pouliot, C., Pedretti, E., Simonneaux, L., Simonneaux, J., & Zeidler, D. (2020). SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context”. Cultural Studies of Science Education. 1-27. https://doi.org/10.1007/s11422-019-09962-7
Coelho, G. B. (2016). A ciência moderna e sua consolidação: é possível falar em crise social e epistemológica? Novos Rumos Sociológicos, 4(5), 263–283. http://dx.doi.org/10.15210/norus.v4i5.6768
Cross, R., & Price, R. (2002). Teaching Controversial Science for Social Responsibility: The case of Food Production. In: Roth, W., & Desautels, J. Science Education as/for sociopolitical action (pp. 99-123). New York: Peter Lang Publishing. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/42977982
Delizoicov, D. (2001). Problemas e Problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora (pp. 125-150). Florianópolis, SC: UFSC.
Ferreira, F. B. L. (2016). Estado de bem-estar social na china: análise de sua tipologia a partir do sistema de proteção social na saúde pós-1980. (Monografia). Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/4908/1/Monografia%20Fabianna%20Bacil_Estado%20de%20Bem%20Estar%20Social%20na%20China-%20an%C3%A1lise%20de%20sua%20tipologia%20a%20partir%20do%20sistema%20de%20prote%C3%A7%C3%A3o%20social%20na%20sa%C3%BAde%20p%C3%B3s-1980.pdf
Gomes, S. F., Penna, J. C. B. O, & Arroio, A. (2020). Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação (Bauru), 26, e20018. https://doi.org/10.1590/1516-731320200018
Habermas, J. (2012). Teoria do Agir Comunicativo (Vols I e II). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Lei n. 9.394 (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Diário Oficial de União. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Macedo, Y. M., Ornellas, J. L., & Bomfim, H. F. do. (2020). COVID – 19 no Brasil: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade, 2(1), 01-10. Recuperado de http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8189/pdf
Martinez-Pérez, L. F. (2012). Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo, SP: Unesp.
MEC - Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ratcliffe, M., & Grace, M. (2003). Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Philadelphia: Open University Press.
Santos, M. (2003). Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal (10a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Record.
Santos, V. S. & Schneider, H. N. (2020). Mediações-lives e Aprendizagens Etnocenológicas por Jovens com os Dispositivos Digitais, durante a Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, 28, 892-908. https://doi.org/10.5753/RBIE.2020.28.0.892
Santos, W. L. P. dos. (2007). Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1, 1-12. Recuperado de http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/149/120
Saraiva, L. J. C. da., & Faria, J. F. de. (2019). A Ciência e a Mídia: A propagação de Fake News e sua relação com o movimento anti-vacina no Brasil. In anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Computação. Belém, PA. Recuperado de http://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1653-1.pdf
Sousa Júnior, J. H., Raasch, M., Soares, J. C., & Ribeiro, L. V. H. A. de S. (2020). Da desinformação ao caos: uma análise das fake news frente à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, 13(2). Recuperado de https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978/20912
Sousa, P. S. de., & Gehlen, S. T. (2017). Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19, 1-22. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/epec/v19/1983-2117-epec-19-e2569.pdf
Souza, K. R. de; Santos, G. B. dos; Rodrigues, A. M. dos S.; Felix, E. G.; Gomes, L.; Rocha, G. L. da; Conceição, R. do C. M.; Rocha, F. D. da, & Peixoto, R. B. (2021). Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 19, 1-14. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309
WHO. World Health Organization. (2020). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Recuperado de https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
WHO. World Health Organization. (2020). Country & Technical Guidance - Coronavirus disease (COVID-19). Recuperado de https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance
Zeidler, D., Herman, B. C., Sadler, T. D. (2019). New directions in socioscientific issues research. Disciplinary And Interdisciplinary Science Education Research, 11(1), 1-9, 28. Recuperado de https://diser.springeropen.com/articles/10.1186/s43031-019-0008-7
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.