A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA O TERMO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Eliane Ferreira de Sá Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 Pampulha- Belo Horizonte -MG CEP 31270-901 - Fone: +55 (31) 3409.5000
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 Pampulha- Belo Horizonte -MG CEP 31270-901 - Fone: +55 (31) 3409.5000
  • Orlando Aguiar Jr. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 Pampulha- Belo Horizonte -MG CEP 31270-901 - Fone: +55 (31) 3409.5000

Palavras-chave:

ensino por investigação, formação de professores, construção de sentidos, teoria da enunciação

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

de Sá, E. F., Lima, M. E. C. de C., & Aguiar Jr., O. (2016). A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PARA O TERMO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(1), 79–102. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/247

Edição

Seção

Artigos