O PROFESSOR QUE DESENVOLVE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • Marta Maximo-Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu
  • Alexander Montero Cunha Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p134

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Formação de Professores, Revisão de Literatura

Resumo

Este trabalho constitui-se em uma revisão de literatura sobre o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), com ênfase nas ações do(a) Professor(a) que desenvolve o Ensino de Ciências por Investigação (PEnCI). A partir de um corpus constituído de 58 artigos sobre o EnCI publicados entre 2009 e 2019 em 5 periódicos da área de Ensino de Ciências, identificamos dois tipos de ação atribuídas ao PEnCI: ações do PEnCI relacionadas diretamente às atividades investigativas desenvolvidas com os estudantes (Macrocategoria A, mais recorrente nos dados) e ações do PEnCI relacionadas às demais atividades docentes, para além das atividades investigativas desenvolvidas com os estudantes (Macrocategoria B, menos frequente no corpus). A Macrocategoria A abrange tanto ações típicas do PEnCI quanto ações que o professor realiza em outras abordagens didáticas, sendo que esse conjunto de ações parece caracterizar o trabalho do PEnCI em sala de aula.  Já a Macrocategoria B abarca ações como planejamento e reflexão docente. Tais ações, pouco frequentes nos dados, são essenciais não só para o bom desenvolvimento do EnCI, mas também para se pensar a formação de professores voltada para o desenvolvimento de atividades investigativas. Este trabalho ressalta a multiplicidade e a complexidade das ações do PEnCI e aponta para a importância de outras dimensões de pesquisa para o EnCI, em especial aquelas que enfatizam o PEnCI como sujeito que possibilita as condições para a materialização do EnCI em sala de aula.

Biografia do Autor

Marta Maximo-Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ Nova Iguaçu; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Física) pela USP; Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ Nova Iguaçu

Alexander Montero Cunha, Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

Abd-El-Khalick, F., Boujaoude, S. B., Duschl, R., Lederman, N. G., Mamlok-Naaman, R., Hofstein, A... Tuan, H. (2004). Inquiry in Science Education: International perspectives. Science Education, 88(3), 397-419. https://doi.org/10.1002/sce.10118

Andrade, G. T. B. de. (2011). Percursos históricos de ensinar Ciências através de atividades investigativas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 13(1), 121-138. https://doi.org/10.1590/1983-21172013130109

Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In A. M. P. de Carvalho (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática (19-33). São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning.

Azevedo, M. N., Abib, M. L. V. S., & Testoni, L. A. (2018). Atividades investigativas de ensino: mediação entre ensino, aprendizagem e formação docente em Ciências. Ciência & Educação, 24(2), 319-335. https://doi.org/10.1590/1516-731320180020005

Barcellos, L. da S., & Coelho, G. R. (2019). Uma análise das interações discursivas em uma aula investigativa de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sobre medidas protetivas contra exposição ao sol. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 24(1), 179-199. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p179

Barcellos, L. da S., Gervásio, S. V., Jonis Silva, M. do A., & Coelho, G. R. (2019). A mediação pedagógica de uma licencianda em Ciências Biológicas em uma aula investigativa de Ciências envolvendo conceitos físicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 37–65. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765

Borges, A. T. (2002). Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3), 291-313. https://doi.org/10.5007/%25x

Brito, L. O. de, & Fireman, E. C. (2016). Ensino de Ciências por Investigação: Uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 18(1), 123-146. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180107

Cachapuz, A., Gil-Pérez, D., Carvalho, A. M. P. de, Praia, J., & Vilches, A. (Orgs.). (2011). A necessária renovação do Ensino das Ciências (3.ed). São Paulo, SP: Cortez.

Campos, N. F., & Scarpa, D. L. (2018). Que desafios e possibilidades expressam os licenciandos que começam a aprender sobre ensino de Ciências por investigação? Tensões entre Visões de Ensino Centradas no Professor e no Estudante. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 727–759. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182727

Capecchi, M. C. V. M. (2013). Problematização no Ensino de Ciências. In A. M. P. de Carvalho (orgs). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (21-40). São Paulo, SP: Cengage Learning.

Cardoso, M. J. C., & Scarpa, D. L. (2018). Diagnóstico de elementos do ensino de Ciências por investigação (DEEnCI): Uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1025–1059. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831025

Carvalho, A. M. P., Santos, E. I., Azevedo, M. C. P. S., Date, M. P. S., Fuji, S. R. S., & Briccia, V. (1999). Termodinâmica, Um Ensino por Investigação. São Paulo, SP: FEUSP.

Carvalho, A. M. P. de. (2010). As práticas experimentais no Ensino de Física. In A. M. P. de Carvalho. (Org.). Ensino de Física (53-78). São Paulo, SP: Cengage Learning.

Carvalho, A. M. P. de. (2013). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: A. M. P. de Carvalho. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. (v. 1) (1-20). São Paulo, SP: Cengage Learning.

Carvalho, A. M. P. de. (2018). Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 765–794. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

Colombo, P. J. D., Lourenço, A. B., Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2012). Ensino de Física nos anos iniciais: análise da argumentação na resolução de uma "atividade de conhecimento físico". Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 17(2), 489-507. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/200

Faria, A. F., & Vaz, A. M. (2019). Engajamento de estudantes em investigação escolar sobre circuitos elétricos simples. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 21, e10545. Epub March 25, 2019. https://doi.org/10.1590/1983-21172019210110

Ferraz, A. T., & Sasseron, L. H. (2017). Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 22(1), 42-60. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p42

Gouw, A. M. S., Franzolin, F., & Fejes, M. E. (2013). Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Ciência & Educação, 19(2), 439-454. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200014

Grandy, R., & Duschl, R. A. (2007). Reconsidering the character and role of inquiry in School Science: Analysis of a conference. Science & Education, 16, 141–166. https://doi.org/10.1007/s11191-005-2865-z

Kelly G.J., & Licona P. (2018). Epistemic Practices and Science Education. In: Matthews M. (eds) History, Philosophy and Science Teaching (Science: Philosophy, History and Education) (139-165). Cham, Switzerland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1_5

Krasilchik, M. (1987). O professor e o currículo das ciências. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo – EPU.

Leontiev, A. N. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Machado, V. F., & Sasseron, L. H. (2012). As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12(2), 29–44. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229

Matoso, C. M., & Freire, A. M. M. da S. (2013). Percepções de alunos sobre a utilização de tarefas de investigação em aulas de Química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 15(2), 15-28. https://doi.org/10.1590/1983-211720130150202

Miranda, M. de S., Marcondes, M. E. R., & Suart, R. de C. (2015). Promovendo a alfabetização científica por meio de ensino investigativo no ensino médio de Química: Contribuições para a formação inicial docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 555-583. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170302

Moraes, T. S. V. de, & Carvalho, A. M. P. de. (2017). Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos. Ciência & Educação, 23(4), 941-961. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040009

Moraes, V. R. A. de, & Taziri, J. (2019). A motivação e o engajamento de alunos em uma atividade na abordagem do ensino de Ciências por investigação. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 24(2), 72-89. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p72

Mori, R. C., & Curvelo, A. A. da S. (2018). A experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) e o ensino por investigação: Compromissos teóricos e esforços práticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 795–818. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183795

Mortimer, E. F. & Scott, P. (2002). Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 7(3), 283-306. Recuperada de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/562

Munford, D. & Lima, M. E. C. de C. (2007). Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 9(1), 89-111. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107

Nascimento, V. B. (2003). Visões de ciência e ensino por investigação: aspectos de história e filosofia da ciência, em busca de uma alfabetização científica. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo] USP-DEDALUS. Recuperada de https://repositorio.usp.br/item/001298940

Oliveira, A. L. de, & Obara, A. T. (2018). O Ensino de Ciências por Investigação: Vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 23(2), 65-87. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65.

Pella, M.O. (1969) The laboratory and science teaching. In: Andersen, H.O. Reading in science education for the secondary school. London, England: Macmillan Company.

Prado, L. C. do. (1955). Oportunidades dos cursos de aperfeiçoamento para professores de Física. In IBECC (Org.). II Curso de aperfeiçoamento para professores de Física do ensino secundário (19-26). São Paulo, SP: Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC).

Sá, E. F. de, Lima, M. E. C. de C., & Aguiar Jr., O. (2011). A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 16(1), 79-102. Recuperada de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/247

Sá, E. F. de, Maline, C., Maués, E., & Souza, A. D. C. (2018). Ressignificação do trabalho docente ao ensinar Ciências na educação infantil em uma perspectiva investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 993–1024. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183993

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(spe), 49-67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1061–1085. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, 17(1), 97-114. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007

Scarpa, D. L., & Silva, M. B. e. (2013). A biologia e o ensino de ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In: A. M. P. de Carvalho. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (129-152). São Paulo, SP: Cengage Learning.

Solino, A. P., & Gehlen, S. T. (2014). Abordagem temática freireana e o ensino de Ciências por investigação: Possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 19(1), 141-162. Recuperada de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/100

Solino, A. P., & Sasseron, L. H. (2018). Investigando a significação de problemas em sequências de ensino investigativa. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 23(2), 104-129. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p104

Strieder, R. B., & Watanabe, G. (2018). Atividades investigativas na Educação Científica: dimensões e perspectivas em diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 819–849. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819

Stroupe, D. (2014). Examining Classroom Science Practice Communities: How Teachers and Students Negotiate Epistemic Agency and Learn Science-as-Practice. Science Education, 98(3), 487–516. https://doi.org/10.1002/sce.21112

Suart, R. de C., Abras, C. M., Maculan, D. da S., Pedroso, J. R., Rosa, L. M. R., Miranda, M. de S. ... Marcondes, M. E. R. (2015). Uma análise do desenvolvimento de sequências de aulas por licenciandas de Química ao longo de um processo de reflexão orientada. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 20(2), 186-208. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p186

Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2018). O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o Ensino por Investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 20, e9666. Epub April 16, 2018. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200106

Telles, L. C.; Pereira, M. M. & Cunha, A. M. (2020). Uma revisão de literatura sobre o Ensino de Ciências por Investigação: a constituição de um corpus. In: Anais do II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, Belo Horizonte, MG. Recuperada de https://even3.blob.core.windows.net/anais/242420.pdf

Trivelato, S. L. F., & Tonidandel, S. M. R. (2015). Ensino por Investigação: eixos organizadores para sequências de Ensino de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(spe), 97-114. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s06

Zômpero, A. de F., & Laburú, C. E. (2012). Implementação de atividades investigativas na disciplina de Ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 17(3), 675-684. Recuperada de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/181

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Maximo-Pereira, M., & Cunha, A. M. (2021). O PROFESSOR QUE DESENVOLVE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(3), 134–156. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p134

Edição

Seção

Artigos