AVALIAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Helder de Figueiredo e Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sérgio Luiz Talim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cecília Siman Salema Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Reis Camillo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p245

Palavras-chave:

Trabalhos em Grupo, Ensino Remoto Emergencial e COVID-19, Ensino de Ciências

Resumo

A necessidade de adotar o isolamento social para enfrentar a pandemia da COVID-19 provocou uma mudança brusca e radical no cenário educacional. Em um pequeno período de tempo, o ensino presencial foi substituído por um ensino remoto e emergencial (ERE) que começou de forma improvisada e permaneceu assim por muito tempo. Com o ERE, as atividades presenciais realizadas por pequenos grupos de estudantes foram suspensas ou transformadas em atividades em grupo mediadas por tecnologias de comunicação. A pesquisa apresentada neste artigo partiu deste cenário para investigar um ambiente de ensino e aprendizagem onde docentes e discentes encontraram as melhores condições possíveis para o enfrentamento do ERE. O objetivo geral da pesquisa é entender como uma atividade realizada em pequenos grupos por estudantes secundaristas ocorreu na situação de isolamento social e o que essa experiência proporcionou aos estudantes. Os objetivos específicos são: 1- conhecer o comportamento dos estudantes dentro dos grupos e as condições objetivas em que o trabalho foi realizado; 2- identificar a percepção da aprendizagem dos estudantes nessa experiência em particular; 3- avaliar o engajamento dos estudantes na realização do trabalho em grupo. A abordagem da pesquisa é quantitativa e seu enfoque é descritivo e interpretativo. O foco da pesquisa é a melhoria do ensino e da aprendizagem da física. Os dados que nós utilizamos foram produzidos a partir das respostas dadas pelos estudantes a um questionário contendo três seções concebidas a partir desses objetivos específicos. Os resultados da pesquisa indicam que: (a) os grupos funcionaram de modo satisfatório; (b) a maioria dos estudantes superou as dificuldades encontradas para realizar o trabalho; (c) um percentual expressivo desses sujeitos entendeu a atividade como uma boa experiência de aprendizagem; (d) outro percentual, também expressivo, deu sinais de ter se engajado na atividade.

Biografia do Autor

Helder de Figueiredo e Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação, Prof.  de Física do Colégio Técnico da UFMG, Belo Horizonte, M.G., Brasil

Sérgio Luiz Talim, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Física, Prof. Aposentado do Colégio Técnico da UFMG, Belo Horizonte, M.G., Brasil.

Cecília Siman Salema, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna de Iniciação Científica e do Curso de Licenciatura em Física do ICEX/UFMG, Belo Horizonte, M.G., Brasil.

Vinícius Reis Camillo, Universidade Federal de Minas Gerais

Auno de Iniciação Científica e do Curso de Licenciatura em Física do ICEX/UFMG, Belo Horizonte, M.G., Brasil.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Paula, H. de F. e, Talim, S. L., Salema, C. S., & Camillo, V. R. (2022). AVALIAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 245–271. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p245

Edição

Seção

Artigos