A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carlos Eduardo Porto Villani
  • Silvania Sousa do Nascimento Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

dados empíricos, argumentação, laboratório didático

Resumo

Neste artigo discutimos a argumentação de alunos do ensino médio, visando compreender a influência dos dados empíricos na aprendizagem de alunos que trabalham em grupos em um laboratório didático. Investigamos um laboratório no qual os alunos tiveram a oportunidade de argumentar para produzir respostas às questões propostas em um roteiro, com base em dados empíricos obtidos através das atividades experimentais. Nossos resultados evidenciam a importância do planejamento da atividade experimental e dos dados empíricos nos laboratórios didáticos de ciências como mediador de significado.

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Publicado

2016-11-13

Como Citar

Villani, C. E. P., & do Nascimento, S. S. (2016). A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 8(3), 187–209. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/539

Edição

Seção

Artigos