A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Carlos Eduardo Porto Villani
  • Silvania Sousa do Nascimento Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação

Palabras clave:

dados empíricos, argumentação, laboratório didático

Resumen

Neste artigo discutimos a argumentação de alunos do ensino médio, visando compreender a influência dos dados empíricos na aprendizagem de alunos que trabalham em grupos em um laboratório didático. Investigamos um laboratório no qual os alunos tiveram a oportunidade de argumentar para produzir respostas às questões propostas em um roteiro, com base em dados empíricos obtidos através das atividades experimentais. Nossos resultados evidenciam a importância do planejamento da atividade experimental e dos dados empíricos nos laboratórios didáticos de ciências como mediador de significado.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Villani, C. E. P., & do Nascimento, S. S. (2016). A ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 8(3), 187–209. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/539