ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p80Palavras-chave:
Questões Ambientais, Ensino de Química, Currículo, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho investiga a inserção de questões ambientais em dois cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública. Partimos do pressuposto que discutir as questões ambientais no contexto acadêmico, em específico no âmbito da Licenciatura em Química, faz-se necessário principalmente nos dias atuais, em que a sociedade passa pelo que podemos chamar de "crise ambiental". Tivemos como principal objetivo identificar como a formação do professor de Química nesses dois cursos tem contemplado temáticas ambientais e atendido às orientações de documentos curriculares que fazem referência a esta questão. Para estruturar nossa análise e discussão, tomamos como referencial teórico o ciclo de produção de políticas curriculares elaborado por Ball e Bowe (1992), situando esta pesquisa nos três principais contextos por eles apresentados (contexto de influência, contexto de produção do texto e contexto da prática). Para a construção dos resultados levamos em conta os textos das políticas e diretrizes curriculares nacionais que orientam a formação de professores/professores de Química e os projetos pedagógicos de cada curso, bem como as entrevistas realizadas com coordenadores e professores desses cursos, buscando compreender a inclusão de discussões e questionamentos que levem a uma formação ambientalmente orientada.Referências
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