A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130

Palavras-chave:

Abordagem histórica, Sistema circulatório humano, Formação inicial de professores, Ensino de anatomia humana

Resumo

A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa da História da Ciência na (re)construção das concepções dos alunos sobre a imagem do cientista. Esta análise processou-se com recurso a utilização de dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e guião da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram avaliadas através da análise de conteúdo. A comparação entre as concepções sustentadas pelos alunos, nos momentos antes de ensino e pós-ensino, em associação com a análise das entrevistas do tipo grupo focal, indicou que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu globalmente para a (re)construção da imagem do cientista.

Biografia do Autor

Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências da Educação, especialidade Educação em Ciências, pela Universidade do Minho. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

José Luís de Jesus Coelho da Silva, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, mestre em Educação, especialidade Informática no Ensino e doutor em Metodologia do Ensino das Ciências. Atualmente é professor Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho. 

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Ribeiro, G., & Coelho da Silva, J. L. de J. (2018). A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 130–158. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130

Edição

Seção

Artigos