A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130

Palabras clave:

Abordagem histórica, Sistema circulatório humano, Formação inicial de professores, Ensino de anatomia humana

Resumen

A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa da História da Ciência na (re)construção das concepções dos alunos sobre a imagem do cientista. Esta análise processou-se com recurso a utilização de dois instrumentos de investigação, atividades de aprendizagem e guião da entrevista dos grupos focais, sendo que as respostas dos alunos às questões contidas nestes instrumentos foram avaliadas através da análise de conteúdo. A comparação entre as concepções sustentadas pelos alunos, nos momentos antes de ensino e pós-ensino, em associação com a análise das entrevistas do tipo grupo focal, indicou que a estratégia de intervenção pedagógica contribuiu globalmente para a (re)construção da imagem do cientista.

Biografía del autor/a

Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências da Educação, especialidade Educação em Ciências, pela Universidade do Minho. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

José Luís de Jesus Coelho da Silva, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, mestre em Educação, especialidade Informática no Ensino e doutor em Metodologia do Ensino das Ciências. Atualmente é professor Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho. 

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Publicado

2018-08-30

Cómo citar

Ribeiro, G., & Coelho da Silva, J. L. de J. (2018). A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(2), 130–158. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130