NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS NO ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO: UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p272Palabras clave:
livro didático, neurociências, neuroconstrutivismo, sistema nervosoResumen
Esta pesquisa analisou como livros didáticos mostram a relação entre mente e cérebro em suas abordagens para o estudo do sistema nervoso e discutiu se estes livros apresentam informações que promovam o acesso dos jovens estudantes a discussões atuais, que estão além do senso comum. Para tanto, foram selecionados livros de Ciências e Biologia distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nos anos de 2017 e 2018, e analisados em cada livro o capítulo, a unidade ou o tema que aborda o sistema nervoso. Pesquisou-se a ocorrência de apresentação do tema por meio de tese cefalocêntrica, a utilização de modelos de referência para a explicação do funcionamento do sistema nervoso e, por fim, uma busca no texto por termos utilizados no campo das neurociências cognitivas. Ao fim da análise foi possível demonstrar que o enfoque nos livros pesquisados é dado a questões puramente biológicas, com ênfase a mecanismos de estímulo/resposta que pode incentivar crenças voltadas para um funcionamento mecânico do cérebro e a não compreensão do papel da mente neste processo. Para que haja a oportunidade do desenvolvimento de senso crítico neste tema, aponta-se a necessidade da desvinculação com o senso comum e com o discurso que promove o campo neurocientífico idealizado, homogêneo, infalível, finalista.Referencias
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