A Pesquisa Baseada em Design (DBR) no desenvolvimento da Gamificação como estratégia para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p01Palabras clave:
Pesquisa Baseada em Design, Gamificação, Ensino de Química, Sequência Didática, Teoria da Ação MediadaResumen
Este artigo objetiva analisar quais as contribuições da Pesquisa Baseada em Design (DBR) para a implementação da gamificação no Ensino de Química. Para tanto, este trabalho teve como participantes a professora regente e 25 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Maranhão. Consideramos a DBR como pressuposto teórico-metodológico e a Teoria da Ação Mediada (TAM) como referencial para a construção de uma sequência didática gamificada. A metodologia seguiu as quatro fases da DBR propostas por Reeves (2000): 1) análise do problema educativo; 2) desenvolvimento do artefato pedagógico; 3) intervenção e avaliação; 4) reflexão para produzir princípios de design. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram os planos de aula da docente, entrevistas, questionários, observação participante e registros em diário de campo. Os resultados demonstram que a utilização do suporte teórico da TAM mostrou-se como um possível referencial para a articulação de atividades gamificadas, pois ofereceu subsídios para que os alunos interagissem com as ferramentas socioculturais. Evidenciamos que, em cada fase, foram gerados conhecimentos didáticos que auxiliaram a gerenciar demandas e dificuldades, fornecendo elementos para a construção do design e do redesign durante o desenvolvimento da intervenção.Referencias
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