Panorama da Alfabetização Científica em Espaços Não-Formais de Educação no Brasil a partir de Publicações Científicas de Impacto
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p194Palabras clave:
Alfabetização científica, Ciência, Ensino, Espaço não-formal de educaçãoResumen
Os Espaços não-formais de Educação (ENFE) têm potencial para promover a Alfabetização Científica (AC) de seus frequentadores, favorecendo a visão crítica de questões sociais, culturais, políticas e ambientais. Assumindo a relevância desses ambientes de potencialidade formativa, buscou-se sistematizar, analisar e inferir compreensões acerca das investigações que abordam os processos de AC em ENFE no Brasil, com base em publicações indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa realizada é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualiquantitativa, que faz uso de técnicas de análise lexicométrica (classificação, hierarquização, relações frequenciais e correlações semânticas) em análise de conteúdo com o subsídio do software Alceste. Os resultados evidenciaram quatro classes com similitude de conteúdo e destacaram uma ferramenta teórico-metodológica relevante para avaliar o potencial de AC desses espaços. Constatou-se que, apesar do crescimento nas publicações na última década, o tema ainda é pouco explorado, especialmente no que diz respeito à integração entre os ENFE e a Educação Básica. Isso evidencia a necessidade de aproximações entre a formação docente (inicial e continuada) e esses ambientes, e a promoção de estratégias didáticas que favoreçam sua inserção no cotidiano escolar.Referencias
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