Ambientalização Curricular nos cursos de Física: história e reflexos no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p480Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Física, Ambientalização Curricular, Física Ambiental, Paulo FreireResumen
Neste artigo, realizou-se uma investigação sobre a Ambientalização Curricular nos cursos de Física, explorando inicialmente suas origens no cenário internacional e, posteriormente, suas perspectivas no contexto nacional. A temática ambiental ganhou relevância na década de 1970, impulsionada por conferências internacionais como a de Estocolmo (1972), e por iniciativas como o Projeto ICE, nos Estados Unidos. Nesse período, houve também a inserção de disciplinas voltadas para questões ambientais nos currículos de cursos de graduação, reforçando a importância do tema. No contexto brasileiro, a Lei 9.795/99 e a abordagem dos temas geradores de Paulo Freire oferecem bases para integrar questões ambientais ao ensino de Física. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir de uma revisão da literatura científica, as principais contribuições, desafios e tendências relacionadas ao processo de Ambientalização Curricular nos cursos de licenciatura em Física, com ênfase na inserção da Educação Ambiental e das questões socioambientais na formação inicial docente. Acreditamos que a integração de temas interdisciplinares busca superar a disciplinarização do currículo tradicional do ensino de Física, promover a formação de estudantes críticos e conscientes e fomentar soluções sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos. Deste modo, contribuímos para a fundamentação teórica da relação estabelecida entre o ensino de Física e o campo da Educação Ambiental defendendo o caminho para uma educação transformadora e socialmente engajada.Referencias
Amaral, I. A. do. (2006). Modalidades de Educação Ambiental e o Currículo Escolar. Paraná, Secretaria Estadual da Educação, mimeo, 2006.
Blankert, P., & Mulder, J. (2003). A student laboratory in environmental physics. European Journal of Physics, 24(5), S69. https://doi.org/10.1088/0143-0807/24/5/302
Boeker, E. Van Grondelle, R., & Blankert, P. (2003). Environmental physics as teaching concept. European Journal of Physics, 24(5), S59. https://doi.org/10.1088/0143-0807/24/5/301
Boman, J., Dynefors, B., & Kühlmann-Berezon, S. (2003). Teaching environmental physics with a field measurement campaign. European Journal of Physics, 24(5). https://doi.org/10.1088/0143-0807/24/5/303
Brasil. (1999). Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Brasília: MEC. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.
Busch, H. C. (2010). Using environmental science as a motivational tool to teach physics to nonscience majors. The Physics Teacher, 48(9), 578-581.
Caliman, A. P. (2019). Física Ambiental no ensino médio: Uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Campinas. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1095378.
Costa, C.A., & Loureiro, C.F. (2017). A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katál, 20(1), 111-121. https://doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013
Costa, C.A., & Loureiro, C.F. (2024). Educação Ambiental crítica e conflitos ambientais: reflexões à luz da América Latina. Revista de Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, 22(1), 1-24. I http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59508
Cowan, D. J. (1972). Environmental topics in an undergraduate physics curriculum. American Journal of Physics, 40(1), 1748-1756. https://doi.org/10.1119/1.1987058
Delizoicov, D; Angotti, J.A.; Pernambuco, M.M.C.A. (2002). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez, 2002.
Delizoicov. D. (1991). Conhecimento, Tensões e Transições. [Tese doutorado, Faculdade de Educação] Universidade de São Paulo.
Ehrlich, R. (1999). What can we learn from recent changes in physics bachelor’s degree output? The Physics Teacher, 37(3),142-146. https://pubs.aip.org/aapt/pte/article-abstract/37/3/142/272586/What-can-we-learn-from-recent-changes-in-physics?redirectedFrom=PDF.
Forinash, K. (2010). Foundations of environmental physics: understanding energy use and human impacts. 1. Ed. ISLAND PRESS: Washington.
Freire, P. (2020). Pedagogia do Oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
Hare, M. G. (1973). Environmental Physics – a course. American Journal of Physics, 41 (1), 956-960. https://pubs.aip.org/aapt/ajp/article-abstract/41/8/956/1049513/Environmental-Physics-A-Course?redirectedFrom=PDF.
Hill, N. B. (2016). MAUVE: A new strategy for solving and grading physics problems. The Physics Teacher, 54(5), 291-294. https://www.researchgate.net/publication/301578879_MAUVE_A_New_Strategy_for_Solving_and_Grading_Physics_Problems.
Hodges, L. (1974). Environmental topics for introductory physics courses. The Physics Teacher, 12(1), 205-212. https://eric.ed.gov/?id=EJ096888.
Holubová, R. (2008). Effective teaching methods – project-based learning in physics. US-China Education Review, 5(12), 27-36. https://www.researchgate.net/publication/234638346_Effective_Teaching_Methods--Project-based_Learning_in_Physics.
Holubová, R. (2013). Physics and everyday life – new modules to motivate students. US-China Education Review, 3(2), 114-118. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED540488.pdf.
Holubová, R. (2015). How to motivate our students to study physics? Universal Journal of Educational Research, 3(10), 727-734. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1077623.pdf.
Inhaber, H. (1975). Environmental physics revisited. American Journal of Physics, 43(8), 721-724. https://pubs.aip.org/aapt/ajp/article-abstract/43/8/721/1050116/Environmental-physics-revisited?redirectedFrom=fulltext.
Jones, J. (2024). Contesting the boundaries of physics teaching: What it takes to transform physics education toward justice-centered ends. Science Education, 108(4), 1015-1033. https://doi.org/10.1002/sce.21862
Leite, D.A.R., & Silva, L.F. (2021). Motivations and challenges on the inclusion of environmental topics in Brazilian physics teacher education courses. Physics Education, 56 (3). 10.1088/1361-6552/abe2f0
Marston, E. H. (1970). A course on the physics of urban and environmental problems. American Journal of Physics, 38(10), 1244-1247. https://pubs.aip.org/aapt/ajp/article-abstract/38/10/1244/1041172/A-Course-on-the-Physics-of-Urban-and-Environmental?redirectedFrom=fulltext.
Martinuk, M. S., & Ives, J. (2012). Do Prescribed prompts priem sense making during group problem solving? In Atas do Physics Education Research Conference. Philadelphia, USA. In: AIP Conference Proceedings 1413, p. 267-270. 2012. https://www.researchgate.net/publication/51957655_Do_Prescribed_Prompts_Prime_Sensemaking_During_Group_Problem_Solving.
Martinuk, M. S.; Moll, R. F., & Kotlicki, A. (2010). Teaching introductory physics with an environmental focus. The Physics Teacher,48(6), 413-415. https://pubs.aip.org/aapt/pte/article-abstract/48/6/413/277102/Teaching-Introductory-Physics-with-an?redirectedFrom=fulltext.
Mason, N. (2003). Introduction to the special section on environmental physics. European Journal of Physics. 24(5). https://iopscience.iop.org/article/10.1088/0143-0807/24/5/001/pdf.
Moraes, L. E.; Costa, P. M. y Gebara, M. J. F. (2016) A Educação Ambiental e o Ensino de Física: uma análise de documentos legais. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, extra (1). https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/4718
Moraes, L.E. y Gebara, M. J. F. (2024). A Educação Ambiental na Formação de Professores de Física: Um estudo sobre dissertações e teses brasileiras. Ambiente & Educação, 29(1). https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1-25/11609
Moraes, L.E. (2021). Pesquisa em ensino de física ambiental e educação: um estudo a partir da produção acadêmica brasileira entre 1979 e 2017. [Tese de Doutorado, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas]. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168391.
Piscová, V., Lehotayová, J., y Hresko, J. (2023). Environmental education in the school system at elementary schools in Slovakia. European Journal of Science and Mathematics Education, 11(4), 650-671. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1409016.pdf
Pratte, J. M. (2006). Engaging physics students using environmental lab modules. The Physics Teacher, 44(5), 301-303. https://digitalcommons.kennesaw.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3511&context=facpubs
Reigota, M. (2009). O que é Educação Ambiental? Coleção Primeiros passos. (2a. ed.). Brasiliense.
Rink, J. (2014). Ambientalização curricular na Educação Superior: tendências reveladas pela pesquisa acadêmica brasileira (1987-2009). [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.937435
Tozoni-Reis, M.F.C. (2006). Temas ambientais como “temas geradores” contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Educar, 27(1), 93-110. https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007
Vilches, A. (2023). CTSA y Sostenibilidad. Indagatio Didactica, 15(1), 173-195.
https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32207
Warpinski, R. (1974). Physics, Environmental Education Guide. Bureau of Elementary and Secondary Education, Washington, D.C; Wisconsin State Dept. of Public Instruction, Madison. 1974. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100698.pdf
Warpinski, R. (1976). Project ICE (Instruction-Curriculum-Environment), Green Bay, Wisconsin. End of Project Period Report. Wisconsin State Dept. of Public Instruction, Madison. Center for Research and Program Development. Bureau of Elementary and Secondary Education, Washington, D.C. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED137112.pdf
Xavier, A. R., Lemos, A. B. da S., Batista, C. da S., Amorim, A. V., Martins, E. S., Muniz, K. R. de A., Lemos, P. B. S., & Vasconcelos, J. G. (2024). Educação ambiental e BNCC: a abordagem da temática no documento normativo. Revista de Gestão e Secretariado, 15(1), 586–603. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i1.3366
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Letícia Estevão Moraes, Maria José Fontana Gebara

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.