A promoção da Alfabetização Científica por meio de uma unidade didática sobre a Ida do Homem à Lua
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p510Palavras-chave:
Educação em Ciências, Alfabetização Científica, Ensino de Astronomia, Natureza da Ciência, Enfoque CTSResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso, que investigou as contribuições de uma unidade didática (UD) intitulada “A ida do Homem à Lua” para a promoção da Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio. A UD foi implementada em uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre, junto a 16 estudantes da primeira série do Ensino Médio, no contexto da disciplina eletiva de Astronomia, pertencente ao Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A fundamentação teórica apoiou-se nos eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). Os dados foram produzidos por meio de observação participante, questionários abertos e produções dos estudantes, sendo analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados sugerem indícios de desenvolvimento da AC, especialmente na ampliação do vocabulário científico e na articulação de conteúdos de diferentes componentes curriculares. A unidade também favoreceu a reflexão crítica sobre as implicações político-sociais e ambientais da atividade científica. Sobre a natureza da ciência (NdC), os estudantes apresentaram compreensões heterogêneas, variando de perspectivas avançadas (como o reconhecimento da cooperação científica) a visões simplistas (como abordagens eurocêntricas e empiristas). Conclui-se que propostas didáticas contextualizadas e interdisciplinares, como a analisada, constituem estratégias relevantes para promover uma educação científica crítica, voltada à formação cidadã. Contudo, elementos da NdC e da abordagem CTS precisam ser tratados de forma explícita em sala de aula.Referências
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