CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores/as

  • Rodrigo da Luz Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0001-5711-1447
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Alessandra Nasser Caiafa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p60

Palabras clave:

Educação Ambiental Crítica, Ensino de Ciências, Percepção Ambiental, Meio Ambiente, Desenho Infantil

Resumen

Essa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo no ensino de Ciências, que assume os pressupostos da Educação Ambiental Crítica, para a formação socioambiental de estudantes frente aos problemas ambientais existentes em sua comunidade. Esse processo formativo contou com a participação de 17 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que residem em uma comunidade rural do município de Cruz das Almas – Bahia. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio da construção de desenhos desenvolvidos em oficinas participativas em Ciências para investigar os conhecimentos prévios e adquiridos a respeito da percepção ambiental dos estudantes. Como resultado foi possível perceber o quanto o viés naturalista está impregnado na formação dos estudantes, fato que dificulta a compreensão do Meio Ambiente, de forma a considerá-lo em sua multidimensionalidade. Contudo, a análise revela ser possível a transição de uma concepção ambiental mais reducionista para outra mais abrangente, a depender de como a Educação Ambiental é inserida, especialmente no ensino de Ciências, revelando também certa aproximação entre as representações de Meio Ambiente dos estudantes com a realidade vivenciada por eles, à medida que ocorre uma gradativa inserção do ser humano e de suas construções nesse meio.

Biografía del autor/a

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Alessandra Nasser Caiafa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas

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Publicado

2018-12-22

Cómo citar

Silva, R. da L., Prudêncio, C. A. V., & Caiafa, A. N. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(3), 60–81. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p60