AS RADIAÇÕES NA MEDICINA: O QUE DIZEM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO?

Autores/as

  • André Coelho da Silva Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p222

Palabras clave:

Radiações, Medicina, Livros Didáticos, Física, Ensino Médio

Resumen

Tomando os livros didáticos como suporte privilegiado dos conteúdos educativos, objetivamos compreender de que forma livros didáticos de Física abordam a temática da utilização das radiações na Medicina. Fundamentados em noções de Análise de Discurso, analisamos se e como nove coleções aprovadas pelo PNLD-2018 o fazem em termos: da extensão e dos momentos dedicados ao assunto; da acurácia e do detalhamento conceitual; e das visões sobre as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em média, cada coleção dedicou menos de duas páginas ao assunto, especialmente nos livros destinados ao 3º ano e em capítulos sobre ondas eletromagnéticas e Física Moderna. Os tópicos mais abordados foram radiografia, radioterapia e Medicina Nuclear. Encontramos imprecisões que acabam dificultando ou até mesmo interditando a possibilidade de produção de sentidos pertinentes do ponto de vista científico em onze trechos. Consideramos também que 28 trechos poderiam ter sido melhor detalhados com o objetivo de possibilitar menor abrangência no espectro de sentidos possíveis e, consequentemente, maior esclarecimento aos leitores. De forma geral, os trechos consultados evidenciam uma visão pouco crítica sobre as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, predominando o entendimento da Física como maior promotora do progresso. Por fim, tendo em vista os resultados obtidos, sugerimos tópicos cuja presença nos livros didáticos poderia contribuir junto à formação de cidadãos conscientes e críticos sobre aspectos e problemas contemporâneos.

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Coelho da Silva, A. (2019). AS RADIAÇÕES NA MEDICINA: O QUE DIZEM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO?. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(3), 222–243. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p222