DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

Autores/as

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Piracicaba Avenida Diácono Jair de Oliveira, 1005, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01

Palabras clave:

Documentários de Ciências, Formação Inicial de Professores, Aquecimento Global, Análise de Discurso, Divulgação Científica

Resumen

Neste estudo, analisamos uma atividade desenvolvida com licenciandos em física de uma instituição federal do estado de São Paulo. O principal objetivo da atividade foi investigar o discurso produzido por estes licenciandos ao se engajarem em um debate sobre as possíveis causas do aquecimento global após assistirem dois documentários de ciências. O primeiro intitulado “Uma Verdade Inconveniente” e o segundo “A grande farsa do aquecimento global”. Ambos utilizam uma textualização persuasiva, como depoimentos de cientistas, gráficos, simulações, imagens, etc. para argumentar em favor de 1) causas antropogênicas e 2) causas naturais do aquecimento global, respectivamente. As seguintes questões orientaram nossa análise: as estratégias retóricas utilizadas nesses documentários contribuíram para o posicionamento desses licenciandos em relação às causas do aquecimento global? Se sim, de que maneira? Até que ponto atividades dessa natureza podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização em mídia científica na educação básica? Utilizamos como apoio teórico-metodológico a Análise do Discurso francesa, principalmente por meio de trabalhos publicados no Brasil por Eni Orlandi, além de trabalhos acadêmicos das áreas de divulgação científica e documentários. A análise sugere que o estilo dos documentários, juntamente com aspectos históricos e contextuais, influenciaram o posicionamento final dos licenciandos em relação às causas do aquecimento global.

Biografía del autor/a

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Piracicaba Avenida Diácono Jair de Oliveira, 1005, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009), com dissertação na área de História da Ciência. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutorado no Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhague (2018). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharias. Áreas de interesse: Ensino de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica na Educação Formal.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Pereira, A. A. G. (2020). DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 25(2), 01–18. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01