PERFIL DE ADAPTAÇÃO E ENSINO DE EVOLUÇÃO: UMA METODOLOGIA DE USO DE PERFIS CONCEITUAIS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p56Palabras clave:
Perfis conceituais, pesquisa em design educacional, conceito de adaptação, ensino de evoluçãoResumen
Propõe-se uma estratégia metodológica de transformar os resultados das pesquisas em perfis conceituais em informações significativas e heurísticas para planejamento de ensino na educação básica, por meio da pesquisa em design educacional (design research). Aplicando a referida metodologia aos resultados de estudos com um perfil de adaptação, são apresentadas rotas de aprendizagem, objetivos, conteúdos, contextos para ensino médio de evolução, e diretrizes para uso da linguagem e gestão do discurso em sala de aula. Como resultado, essas informações são sistematizadas e enunciadas na forma de princípios de design de intervenções para o ensino médio de evolução.Citas
Aguiar, O. G., Jr. (2014). The implications of the conceptual profile in science teaching: an example from a teaching sequence in thermal physics. In E. F. Mortimer & C. N. El-Hani (Eds.). Conceptual Profiles: A theory of teaching and learning Scientific Concepts (pp. 235-259). Dordrecht, Netherlands: Springer.
Aguiar, O. G., Jr., & Mortimer, E. F. (2005). Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva de uma aula de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 10(2), 179-207. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/516/313
Aguiar, O. G., Jr., Mortimer, E. F., & Scott, P. (2010). Learning from and responding to students’ questions: The authoritative and dialogic tension. Journal of Research in Science Teaching, 47(2), 174-193. https://doi.org/10.1002/tea.20315
Amaral, E. M. R. (2004). Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada às transformações físicas e químicas e dinâmica discursiva em uma sala de aula de química do ensino médio. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Amaral, E. M. R., & Mortimer, E. F. (2001). Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira em Educação em Ciências, 1(3), 5-18. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4154/2719
Amaral, E. M. R, Mortimer, E. F., & Scott, P. A. (2014). Conceptual profile of entropy and spontaneity: characterising modes of thinking and ways of speaking in the classroom. In E. F. Mortimer & C. N. El-Hani (Eds.). Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts (pp. 201-234). Dordrecht, Netherlands: Springer.
Ash, D. (2008). Thematic Continuities: Talking and Thinking about adaptation in socially complex classrooms. Journal of Research in Science Teaching, 45(1), 1-30. https://doi.org/10.1002/tea.20199
Bachelard, G. (1936/1984). A filosofia do não. Coleção Os pensadores. São Paulo, SP: Abril Cultural.
Bakhtin, M. M. (1981). Discourse in the novel. In M. Holquist (Ed.). Dialogical Imagination. Austin, United States of America: University of Texas Press.
Barbosa, J. C., & Oliveira, A. M. de (2015). Por que a Pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Perspectivas da Educação Matemática, 8(18), 526-546. Recuperado de http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1462/969
Caponi, G. (2000). La regla de Darwin. Principia, 4(1), 27-77. https://doi.org/10.5007/%25x
Caponi, G. (2002). Explicación selecional y explicación funcional: la teleologia en la Biologia contemporanea. Episteme, 14, 57-88. Recuperado de http://scientiaestudia.org.br/associac/gustavocaponi/explicacionseleccional.pdf
Caponi, G. (2006). El vivente y su medio: Antes y después de Darwin. Scientiae Studia, 4(1), 9-43. https://doi.org/10.1590/S1678-31662006000100002
Conrado, D. M., Leal, F. B., Carvalho, I. N., Cruz, L. M. S., Souza, M. M. O. R., Almeida, T. P., Moura, U. O., Sepulveda, C., & El-Hani, C. N. (2012). Uso do conhecimento evolutivo na tomada de decisão de estudantes do ensino médio sobre questões socioambientais. Revista Contemporânea de Educação, 7(14). https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1675
Conrado, D., & Nunes Neto, N. (2018) Questões sociocientíficas e dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos no ensino de ciências. In D. Conrado & N. Nunes Neto (Orgs.). Questão Sociocientífica: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 77-120). Salvador, BA: EDUFBA.
Coutinho, F. A. (2005). Construção de um perfil conceitual de vida. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Recuperado de https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-85RHZ8
El-Hani, C. N., & Meyer, D. (2007). A evolução da teoria darwiniana. Scientific American Brasil, 81-91, 14 de junho.
El-Hani, C. N., & Mortimer, E. F. (2007). Multicultural Education, Pragmatism, and the Goals of Science Teaching. Cultural Studies of Science Education, 2(4), 657-687. https://doi.org/10.1007/s11422-007-9064-y
Lemke, J. L. (1990). Talking science: language, learning and values. Norwood, United States of America: Ablex.
Levins, R., & Lewontin R. (1985). The dialectical biologist. Cambridge, England: Harvard University Press.
Martínez, R. I. P. (2015). Perfil conceitual de calor e conglomerados de relevâncias em comunidades culturalmente diferenciadas. (Tese de doutorado). Faculdad de Ciencias y Educación, Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas, Bogota, Colombia.
Matta, A. E. R., Silva, F. P. S., & Boaventura, E. M. (2014). Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 23(42), 23-36. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1025
Mattos, C. R. (2014) Conceptual profile as a model of a complex world. In E. F. Mortimer, & C. N. El-Hani (Eds.). Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts (pp. 263-292). Dordrecht, Netherlands: Springer.
Mayr, E. (1982). The growth of biological thought. Cambridge, England: Harvard University Press.
Mayr, E. (2005) Biologia, ciência única. Tradução Marcelo Leite. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Meyer, D., & El-Hani, C. N. (2005). Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo, SP: Unesp.
Mckenney, S., & Reeves, T. (2012). Conducting educational design research. London, England: Routledge.
Mortimer, E. F. (1994). Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Mortimer, E. F. (1997). Para além das fronteiras da química: relações entre filosofia, psicologia e ensino de química. Química Nova, 20(2), 200-207. Recuperado de https://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=3284
Mortimer, E. F. (1998). Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o Ensino de Ciências. In A. Chassot & R. J. Oliveira (Orgs.) Ciência, ética e cultura na educação (pp. 99-118). São Leopoldo, RS: UNISINOS.
Mortimer, E. F. (2000). Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.
Mortimer, E. F. (2001). Perfil conceptual: formas de pensar y habllar en las classes de ciencias. Infancia y Aprendizaje, 24(4), 475-490. https://doi.org/10.1174/021037001317117402
Mortimer, E., & El-Hani, C. N. (2014). Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts. Dordrecht, Netherlands: Springer.
Mortimer, E. F., & Machado, A. H. (2000). Anomalies and Conflicts in Classroom Discourse. Science Education, 84(4), 429-444. https://doi: 10.1002/1098-237X(200007)84:4%3C429::AID-SCE1%3E3.0.CO;2-%23
Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2002). Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, 7(3), 283-306. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/562/355
Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms. Philadelphia, United States of America: Open University Press.
Mortimer, E. F., El Hani, C. N., Sepulveda, C., Amaral, E. M. R., Coutinho, F. A., & Silva, F. A. R. E. (2014). Methodological grounds of the conceptual profile research program. In E. F. Mortimer & C. N. El-Hani (Eds.). Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts (pp. 67-100). Dordrecht, Netherlands: Springer.
Plomp, T. (2009). Educational Design Research: an Introduction. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.) An introduction to educational Design Research (pp. 9-35). Enschede, Netherlands: SLO-Netherlands Institute for Curriculum Development.
Plomp, T. (2018). Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. In T. Plomp, N. Nieveen, E. Nonato & A. Matta (Org.) Pesquisa-Aplicação em Educação: uma introdução (pp. 25-66). São Paulo, SP: Artesanato Educacional.
Plomp, T., & Nieveen N. (2009). An introduction to educational Design Research. Enschede, Netherlands: SLO-Netherlands Institute for Curriculum Development.
Plomp, T., Nieveen, N., Nonato, N., & Matta, A. (2018). Pesquisa-Aplicação em Educação: uma introdução. São Paulo, SP: Artesanato Educacional.
Reis, V. P. G. S. (2018). Um perfil conceitual de herança biológica: investigando dimensões epistemológicas e axiológicas de significação do conceito no contexto do ensino médio de genética. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Recuperado de https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_vanessa_reis_versao_final_para_homologacao.pdf
Reis, V. P. G., Carneiro, M. C. L., Amarante, A. L. A. P. C., Almeida, C. A, Sepulveda, C., & El-Hani, C. N. (2013). O jogo dos clipsitacídeos: uma simulação do processo de seleção natural como estratégia didática para ensino de ciências. Ciência em Tela, 6(2), 1-18. Recuperado de http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0602sa01.pdf
Rommetveit, R. (1979). Deep structure of sentence versus message structure: Some critical remarks on current paradigms, and suggestions for an alternative approach. In R. Rommetveit & R. Blakar. Studies of language, thought and verbal communication (pp.17-33. London, England: Academic Press.
Sadler, T. (2005). Evolutionary theory as a guide to socioscientific decision-making. Journal of Biological Education, 39(2), 68-72 https://doi.org/10.1080/00219266.2005.9655964
Sarmento, A. N. de H. (2016). Como ensinar citologia e promover uma visão informada de ciência no nível médio de escolaridade. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Recuperado de https://ppgefhc.ufba.br/pt-br/como-ensinar-citologia-e-promover-uma-visao-informada-da-ciencia-no-nivel-medio-de-escolaridade
Scott, P., Mortimer, E. F., & Aguiar Jr., O. (2006). The tension between authoritative and dialogic discourse: A fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons. Science Education, 90(4), 605-631 https://doi.org/10.1002/sce.20131
Sepulveda, C. (2010). Perfil conceitual de adaptação: Uma ferramenta para a análise de discurso em salas de aula de biologia em contextos de ensino de evolução. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Recuperado de https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/claudiasepulveda_homologacao.pdf
Sepulveda, C., & El Hani, C. N. (2008). Adaptacionismo versus exaptacionismo: o que este debate tem a dizer ao ensino de evolução? Ciência & Ambiente, 36, 93-124.
Sepulveda, C., & El-Hani, C. N. (2012). Obstáculos epistemológicos y ontológicos en la comprensión del concepto darwinista de adaptación: implicaciones en la enseñanza de evolución. In A. M. Andrade (Org.). Algunas aproximaciones a la investigación en educación en enseñanza de las Ciencias Naturales en América Latina (89-113). Bogota, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Sepulveda, C. & El-Hani, C. N. (2014) Obstáculos epistemológicos e sementes conceituais para a aprendizagem sobre adaptação: uma interpretação epistemológica e sociocultural dos desafios no ensino de evolução. Acta Scientiae, 16(2), 237-263. Recuperado de http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/1159
Sepulveda, C., Meyer, D., & El-Hani, C. (2011). Adaptacionismo. In P. C. Abrantes (Org.). Filosofia da Biologia (pp. 162-192). São Paulo, SP: Artmed. Recuperado de https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32184/1/LIVRO_FilosofiaBiologia.pdf
Sepulveda, C., Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (2013). Construção de um perfil conceitual de adaptação: implicações metodológicas para o programa de pesquisa sobre perfis conceituais e o ensino de evolução. Investigações em Ensino de Ciências, 18(2), 439-479. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/140
Sepulveda, C., Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (2014). Conceptual profile of adaptation: a tool to investigate evolution learning in biology classrooms. In E. F. Mortimer & C. N. El-Hani (Eds.). Conceptual profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts (pp.163-200). Dordrecht, Netherlands: Springer.
Sepulveda, C., Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (2020) Analyzing discursive interactions in the context of evolution teaching with a conceptual profile of adaptation. In: C. N. El-Hani, E. F. Mortimer, M. Pietrocola & M. R. Otero (Orgs.). Science Education Research in Latin America (pp. 277-306). Leiden, Netherlands: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004409088_012
Sepulveda, C., Sarmento, A. C. de H., Guimarães, A. P. M., Muniz, C. R. R., Almeida, C. A., & El Hani, C. N. (2016). A prática social de pesquisa colaborativa e a controvérsia sobre estatuto epistemológico da pesquisa docente. In C. Sepulveda & M. Almeida (Orgs.). Pesquisa colaborativa e inovações educacionais em Ensino de Ciências (pp. 49-95). Feira de Santana, BA: UEFS Editora.
Tardif, M. (2007). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
van den Akker, J. (1999). Principles and methods of development research. In J. van Den Akker, R. M. Branch, K. Gustafson, N. Nieveen & T. Plomp (Eds.) Design approaches and tools in education and training (pp.1-4). Dordrecht, Nertherlands: Springer.
van den Akker, J., Gravemeijer, K, McKenney, S., & Nieveen, N. (Eds) (2006). Educational design research. London, England: Routledge.
Wertsch, J. V., & Hickmann, M. (1987). Problem solving in social interaction: A microgenetic analysis. In M. Hickmann (Ed.). Social and functional approaches to language and thought (pp.251-266). New York, United States of America: Academic Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.