OS LUGARES DA MATEMÁTICA NA FÍSICA E SUAS DIFICULDADES CONTEXTUAIS: IMPLICAÇÕES PARA UM SISTEMA DE ENSINO INTEGRADO

Autores/as

  • Maria Cecília Pereira Santarosa Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.

Palabras clave:

relações entre a Matemática e a Física, aprendizagem da Matemática na Física, formação matemática básica, ensino integrado, aprendizagem significativa

Resumen

Apresentam-se as descrições de trabalhos documentados na literatura científica que tratam das relações entre a Matemática e a Física em disciplinas introdutórias dos cursos de graduação em Física. Analisam-se as implicações destes estudos para uma pesquisa em andamento que investiga e desenvolve formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos da disciplina de Cálculo I, através da integração com conteúdos físicos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem significativa destes conteúdos. Os artigos analisados foram distribuídos em quatro categorias: Relações entre a Matemática e a Física; Estratégias Articuladoras; Dificuldades com a Aprendizagem da Matemática e Problemas Originários da Formação Básica. Os resultados desta análise aliados aos resultados obtidos em etapas anteriores da pesquisa fornecem algumas diretrizes que podem guiar a metodologia de sistema de ensino integrado.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Santarosa, M. C. P. (2016). OS LUGARES DA MATEMÁTICA NA FÍSICA E SUAS DIFICULDADES CONTEXTUAIS: IMPLICAÇÕES PARA UM SISTEMA DE ENSINO INTEGRADO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(1), 215–235. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/170