NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS MULTISSENSORIAIS PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MOLECULAR

Autores

  • Kleyfton Soares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Rodovia GO-118, Setor Novo Horizonte, Campos Belos, Goiás, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8526-961X
  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe Avenida Engº Gentil Tavares da Mota, 1166, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju, Sergipe, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0215-0606

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p01

Palavras-chave:

Geometria molecular, Memória, Modelos moleculares

Resumo

Discussões acerca de técnicas e métodos adequados para o ensino de química têm desvelado a potencialidade do uso de recursos alternativos e/ou tecnológicos como mediadores da aprendizagem de conceitos científicos. Nesse sentido, interessa-nos saber que alternativa metodológica pode permitir a aprendizagem de noções de química a partir de recursos de visualização de moléculas tridimensionais. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos de recursos pedagógicos, como modelos moleculares físicos alternativos e virtuais (realidade aumentada), na aprendizagem de noções de geometria molecular. Esta investigação, de cunho qualitativo e experimental, foi conduzida de modo a subsidiar o planejamento, elaboração, implementação e análise de uma sequência didática fundamentada em princípios neurocognitivos associados à “memória”. Uma intervenção didática foi desenhada para três momentos, com intervalo de quinze dias entre uma sessão e outra. Participaram das atividades nove estudantes voluntários de 16-17 anos de idade, do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do Estado de Sergipe. Os resultados revelaram que: 1) Recursos físicos e virtuais podem favorecer a aprendizagem das noções de geometria molecular e podem servir como técnicas de avaliação dos erros dos alunos; 2) Procedimentos metodológicos que levam em consideração o funcionamento cerebral e o uso dos órgãos dos sentidos facilitam a consolidação e evocação da memória de longo prazo.

Biografia do Autor

Kleyfton Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Rodovia GO-118, Setor Novo Horizonte, Campos Belos, Goiás, Brasil

Prof. Química do Instituto Federal Goiano. Doutorando em Ensino de Ciências (USP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFS). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (UCAM). Licenciado em Química (IFAL).

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe Avenida Engº Gentil Tavares da Mota, 1166, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju, Sergipe, Brasil

Pós-doutorando em Psychology neuroscience. Pós-doutor e doutor em Educação Matemática (UNIAN). Docente titular do Instituto Federal de Sergipe e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS).

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, K. S. da, & Fonseca, L. S. da. (2021). NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS MULTISSENSORIAIS PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MOLECULAR. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(1), 01–26. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p01

Edição

Seção

Artigos