ATIVIDADES INVESTIGATIVAS BASEADAS EM TICE: UM ESTUDO DOS DOMÍNIOS SOCIAL, AFETIVO E COGNITIVO DE CRIANÇAS E JOVENS A PARTIR DOS FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Geraldo W. Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Departamento de Ciências Biológicas - DCBio http://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • António M. Rodrigues Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • Carlos Alberto Rosa Ferreira Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Estrada da Costa, Cruz Quebrada, Dafundo, 1499-002 Oeiras, Portugal. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e UIDEF, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p369

Palabras clave:

Ensino de Ciências por Investigação, Argumentação científica, Tecnologias de informação e da comunicação, Discurso pedagógico de Basil Bernstein

Resumen

Este estudo qualitativo tem o objetivo de compreender como as crianças e os jovens interagem com conteúdos científicos e desenvolvem atividades investigativas mediadas por tecnologias digitais, a partir de três domínios: social, afetivo e cognitivo. Participaram desta pesquisa crianças e jovens oriundos do concelho de Sintra, em Portugal, e para a recolha de dados, foi usado um questionário, realizadas entrevistas semiestruturadas e filmagens do desenvolvimento de uma atividade investigativa através de um Módulo Temático Virtual (MTV). Por meio da Análise Textual Discursiva, foram analisadas categorias pré-determinadas e subcategorias emergentes, utilizando os “fundamentos essenciais da argumentação no contexto da educação científica”: a) os Elementos Taxionômicos da Argumentação Científica (ETAC); b) os Níveis Hierárquicos da Qualidade do Argumento Modificado (QAM); e c) os Elementos Característicos do “Discurso Pedagógico” de Basil Bernstein. Verificou-se que os resultados são mais relevantes em uma atividade investigativa, mediada pelas TIC, quando se leva em consideração: 1) aspectos do domínio social: relacionados com as características sociais e dimensões sociológicas; 2) aspectos do domínio afetivo: relacionados com a tecnologia, o ato de escrever no computador, a disponibilidade para aprender e as manifestações emocionais expressas em situações de alegria, motivação, surpresa e prazer; e 3) os aspectos do domínio cognitivo: evidenciados pela argumentação científica.

Biografía del autor/a

Geraldo W. Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Departamento de Ciências Biológicas - DCBio

Prof. de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas - DCBio da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal.

António M. Rodrigues, Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Professor Auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL) em Portugal e doutor em Ciências da Educação pela UTL. Desenvolve pesquisas em Educação e Formação de Professores no Laboratório de Pedagogia da FMH da UL e na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da UL.

Carlos Alberto Rosa Ferreira, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Estrada da Costa, Cruz Quebrada, Dafundo, 1499-002 Oeiras, Portugal. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e UIDEF, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Professor auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL) em Portugal e doutor em Métodos Matemáticos pela Universidade Técnica de Lisboa. Diretor do Centro de Informática da FMH e coordenador do programa de mestrado EUROMIME (European Master’s in engineering media for education) e coordenador Adjunto do Mestrado em Ciências da Educação da FMH da UL.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Fernandes, G. W. R., Rodrigues, A. M., & Ferreira, C. A. R. (2020). ATIVIDADES INVESTIGATIVAS BASEADAS EM TICE: UM ESTUDO DOS DOMÍNIOS SOCIAL, AFETIVO E COGNITIVO DE CRIANÇAS E JOVENS A PARTIR DOS FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 25(2), 369–387. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p369