UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE
Palabras clave:
Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Radioatividade, FlexQuestResumen
Este estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife – PE, Brasil, com 25 alunos, do 1° Ano do Ensino Médio. Um dos focos é avaliar a aplicação da estratégia FlexQuest sobre o ensino de radioatividade. A FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. Com uma abordagem qualitativa, foram realizadas intervenções de aplicação, tendo como eixo norteador, a análise das travessias de paisagem que os alunos conseguiram realizar no decorrer da realização das tarefas solicitadas. Os resultados obtidos revelaram que esta estratégia comporta recursos audiovisuais; e estes, possibilitam aprendizagem desde que incorporados em estratégias com uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem. Neste sentido, percebeu-se a eficácia da FlexQuest na construção de conceitos introdutórios de radioatividade, bem como na motivação para o estudo do tema. Mostrando uma ferramenta baseada em situações reais, que possibilita os alunos desenvolverem o olhar crítico diante daquilo que se é transmitido pela televisão, compreendendo também o estudo da radioatividade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.