INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA

Autores

  • Maria Bruna Costa de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó http://orcid.org/0000-0002-9532-5566
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó http://orcid.org/0000-0002-7963-932X

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p601

Palavras-chave:

Textos de Divulgação Científica, Livro Didático, Ligações Químicas, Wordle, Iramuteq

Resumo

Com o objetivo de promover a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), por professores de Química da Educação Básica, este trabalho buscou analisar afinidades existentes entre os TDC publicados na Revista Ciência Hoje, selecionados por Cantanhede (2012) e Sousa, Cantanhede e Cantanhede (2020) para o conteúdo Ligações Químicas, e as discussões sobre esse conteúdo presentes nos seis Livros Didáticos de Química, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o triênio 2018/2020. A análise da afinidade foi realizada pela ferramenta Wordle, a partir da geração de nuvem de palavras, que destaca os termos mais frequentes em um conjunto de palavras, e o software IRaMuTeQ, utilizado para análise qualitativa de dados textuais, a partir da Análise Fatorial por Correspondência (AFC) e análise de Similitude. Os TDC, Por que a água não pega fogo se é formada por dois elementos combustíveis? (Edição 231, out/2006) e Como o enxofre pode se ligar mais de duas vezes ao oxigênio sendo ambos bivalentes? (Edição 276, nov/2010), apresentaram uma afinidade satisfatória com a forma com que o conteúdo Ligações Químicas é discutido nos LD investigados, considerando as nuvens de palavras geradas a partir desses materiais. Os termos de maior destaque nos LD foram: hidrogênio, átomo, substância, elemento, molécula e ligação. Os TDC se utilizam desses termos para fazer menções de significados e explicações dos fenômenos químicos com os termos em destaque nas nuvens. Essas relações entre TDC e LD, podem representar um importante parâmetro para a utilização de TDC em sala de aula e, assim, sustentar discussões de forma contextualizada de conteúdos químicos na Educação Básica.

Biografia do Autor

Maria Bruna Costa de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Graduada em Licenciatura plena em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Química, com enfase na Divultação Ciêntifica e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Quimica. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - Gpequima.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Desenvolve pesquisas na área de química de superfície, a partir do estudo adsortivo de metais e corantes em diferentes tipos de adsorventes, com ênfase em materiais lignocelulósicos e carvões ativados. Na área de Ensino de Química, investiga a utilização de Textos de Divulgação Científica no ensino de Química, além de Métodos Cooperativos de aprendizagem e orientações CTSA. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA e do Grupo de Estudos em Inorgânica e Catálise - GEIC do IFMA/Campus Codó. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA e Chefe do Núcleo de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação do IFMA/Campus Codó.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Assistente, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Oliveira, M. B. C. de, Cantanhede, L. B., & Cantanhede, S. C. da S. (2020). INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 601–615. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p601

Edição

Seção

Artigos