O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA IDENTIFICAR INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p23Palabras clave:
Ausubel, Material potencialmente significativo, Teorias de ensino e aprendizagem, Ensino de física.Resumen
Atualmente o processo de ensino requer estratégias educacionais que contribuam com a efetiva aprendizagem dos estudantes de maneira dinâmica, bem como novos instrumentos para avaliar esta aprendizagem. Nesse sentido, a elaboração de Mapas Conceituais apresenta-se como uma possibilidade para professores e estudantes acompanharem e caracterizarem o domínio de conceitos e suas relações. O presente trabalho objetivou investigar a contribuição do uso de Mapas Conceituais como instrumento didático promotor de aprendizagem em distintos níveis de ensino, identificando indícios da aprendizagem significativa. Para tanto foram analisados 84 Mapas Conceituais de forma qualitativa de acordo com critérios utilizados como referência para classificá-los em três categorias que indicaram o nível de ocorrência desta aprendizagem. Constataram-se casos de avanços e retrocessos no processo de aprendizagem, características individuais dos estudantes na forma de representação do conhecimento e as evidências da aprendizagem significativa. Com esta análise foi possível compreender os Mapas Conceituais como instrumento didático e avaliativo atual e abrangente para promover aprendizagens significativas. Com ele o estudante é ativo e sujeito principal da aprendizagem, o professor pode valer-se desta ferramenta para averiguar aquilo que o aluno já sabe e ensiná-lo de acordo, um dos preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa.Citas
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