AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p313

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, História e Filosofia da Ciência, ensino de Química, estudo piloto

Resumen

Fruto de um estudo piloto que buscou inserir a História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química em nível médio por meio das Histórias em Quadrinhos (HQs), esse artigo, visando o aperfeiçoamento metodológico de uma pesquisa maior, tem por objetivo analisar a adequação do instrumento de constituição dos dados e o processo de análise dos mesmos, bem como o potencial de uma HQ elaborada para realizar uma abordagem histórico-filosófica e proporcionar um aprimoramento das noções referentes aos elementos químicos e ao processo científico. Analisados por meio da Análise de Conteúdo, os resultados obtidos por meio de questionários indicam que esse tipo de material e abordagem são capazes de aprimorar tais noções. Porém, o estudo revelou não somente as potencialidades da estratégia metodológica pensada, mas também suas limitações, que puderam ser aperfeiçoadas na pesquisa final, as quais incluem: uma maior contextualização das perguntas e mediação por parte da pesquisadora, podendo ser feita por meio de rodas de conversa e observação participante, além do reforço de algumas ideias ao longo da HQ.

Biografía del autor/a

Mônica Regina Vieira Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Química pela UNESP - Campus Bauru (2018). Mestra em Educação para a Ciência pela UNESP (2020). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP e membro do GPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência, Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química.  

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora (2011) e Mestre (2004) em Educação para Ciência pela UNESP – Campus de Bauru; Especialista em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (atual UENP, 1999); licenciada em Física e Ciências pela UFSCar (1982); licenciada em Matemática (UENP,1985); e licenciada em Pedagogia com Administração Escolar (1995). É membro do GPEC e do conselho editorial da revista Ciência & Educação. Atualmente é Profª Assistente do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, ministrando as disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Física (I a V) e Didática da Ciência, em curso de graduação; e Docência no Ensino Superior: abordagens de ensino, em curso de Pós-graduação.

Sandra Regina Teodoro Gatti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Física pela UNESP - Campus de Bauru (1995), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela UNESP (2000) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2005). Concluiu pesquisa em nível de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP- Bauru, financiada pelo CNPq, e membro do GPEC. É professora do Departamento de Educação da FC/BAURU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, História e Filosofia da Ciência no ensino, Metodologia e Prática de Ensino de Física.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Leite, M. R. V., Cortela, B. S. C., & Gatti, S. R. T. (2021). AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(2), 313–332. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p313