AS REPRESENTAÇÕES DA CIÊNCIA EM MATÉRIAS DE UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A COSMOLOGIA SUPERINTERESSANTE

Autores

  • Romulo Ramunch Mourão Silva Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) http://orcid.org/0000-0002-4057-547X

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p343

Palavras-chave:

Cultura Científica, Divulgação Científica, Natureza da Ciência

Resumo

O presente artigo é produto de uma pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Nela defendemos o pressuposto de que a educação científica de uma sociedade não deve ser atribuída unicamente ao espaço escolar e aos espaços de educação formal. Acreditamos que toda a sociedade, em seus diversos tempos e espaços, deve contribuir para esta promoção. Também consideramos que a ciência é um campo de construção de produtos culturais materiais e simbólicos, os quais incluem visões e concepções acerca do que do que é, quem faz e como se faz ciência. Compreendemos que essas concepções são promovidas pela e na sociedade via atores sociais que promovem a educação científica supracitada. Desse modo, consideramos interessante investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que apresenta mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, no período de 2010 a 2019. O delineamento da pesquisa se deu a partir de matérias que tinham como principal tema a Cosmologia, devido ao forte apelo que esse tema possuí e por sua ainda reduzida presença nas salas de aula brasileiras. A análise empreendida sobre os textos foi de natureza qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Compreendemos 5 elementos que consideramos fundamentais para compreender a apresentação da ciência na revista em questão, as quais se configuraram como nossas principais categorias: (i) conhecimento científico, (ii) trabalho científico, (iii) cientista, (iv) desenvolvimento científico e (v) suas influências. Identificamos apresentações consideradas adequadas a respeito do empreendimento científico, mas também uma visão por vezes ficcional desse campo do saber. Discutimos e concluímos a respeito das influências que essas apresentações podem ter sobre a sociedade e o público leitor desta publicação.

Biografia do Autor

Romulo Ramunch Mourão Silva, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018) e Mestre em Educação pela mesma instituição (2020). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC-UFTM) e integrou o Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (UFU). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por quatro anos e atua há mais de dois anos como professor de Física junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Tem interesse nas áreas de Epistemologia da Ciência, Metodologia Científica, Divulgação Científica e Natureza da Ciência.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/) e membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI). Atualmente é coordenador do DECMT (gestão 2019 – 2021) e vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM (desde 2018). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, R. R. M., & Ovigli, D. F. B. (2021). AS REPRESENTAÇÕES DA CIÊNCIA EM MATÉRIAS DE UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A COSMOLOGIA SUPERINTERESSANTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(1), 343–374. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p343

Edição

Seção

Artigos