IMPLICAÇÕES DO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p166Palabras clave:
Atividades experimentais, sequência didática, Ensino de BiologiaResumen
A pesquisa teve como objetivo verificar a influência de uma sequência didática com atividade experimental na motivação dos estudantes em relação à disciplina de Biologia e verificar a possibilidade de aplicar tal sequência tendo como aporte a perspectiva histórico-cultural e a Dinâmica dos Três momentos Pedagógicos. O trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida com 70 estudantes de uma escola de Ensino Médio em Patos de Minas. A análise dos dados coletados por meio de observação, questionários, relatórios, depoimentos de estudantes, filmagem e fotografia de aulas de Biologia, aponta que o uso de atividades experimentais nas aulas de Biologia contribuiu para o aumento da motivação dos estudantes e que o aporte teórico e a postura docente motivadora aumentaram sua autoestima e senso investigativo. Os resultados indicam ainda que é possível desenvolver na escola uma sequência didática fundamentada na complementaridade de duas correntes teóricas diferentes como a Dinâmica dos Três momentos Pedagógicos e a perspectiva histórico-cultural. Dado o exposto, entendemos que o uso da atividade experimental na sequência didática influencia positivamente a motivação dos estudantes em relação à Biologia, favorecendo o processo ensino e aprendizagem de Biologia. Contudo, é o conjunto desta, como o aporte teórico e a postura motivadora da docente, permitiu a aproximação dos conhecimentos científicos da realidade dos estudantes, possibilitando maior aprendizagem de conceitos biológicos.Citas
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