ARGUMENTAÇÃO DIALOGAL NO ENSINO DE FÍSICA E A CULTURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p404

Palavras-chave:

argumentação, ensino de física, cultura escolar, realidade escolar

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar as perspectivas de professores de física do ensino médio acerca do desenvolvimento da atividade argumentativa na escola, à luz do conceito de cultura escolar. Realizou-se entrevistas compreensivas com professores de Física e foram estudados os níveis de ações argumentativas (Leitão, 2011) e etapas da discussão crítica (Eemeren et al, 2001) presentes nas perspectivas dos professores em relação com a cultura escolar. Destacaram-se os seguintes resultados: ênfase sobre ações de nível pragmático e maior recorrência da busca pelo desenvolvimento da fase de confronto da discussão crítica nas aulas em virtude da existência de uma lógica de interação própria no interior da cultura escolar; ênfase dos professores sobre a necessidade de inversão de lógicas de interação no desenvolvimento das atividades e influência da cultura de ensinar e aprender física na escola sobre as formas de participação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Amanda da Silva Coraiola, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2017), mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (2020). Atualmente aluna de doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná.

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura Física pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Fez Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atuou como professora de Física na Educação Básica em escolas públicas do estado de São Paulo. É Professora Associada na Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Foi coordenadora do CEALI (Centro de Articulação das Licenciaturas) do Setor de Educação, na gestão 2017-2019. Tem experiência na área de Educação, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Ensino de Física, Formação de Professores de Física e Estágio Supervisionado.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Coraiola, A. da S., & Higa, I. (2021). ARGUMENTAÇÃO DIALOGAL NO ENSINO DE FÍSICA E A CULTURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 404–420. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p404

Edição

Seção

Artigos