MANIFESTAÇÕES DE PENSAMENTO METACOGNITIVO EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Andréia Spessatto de Maman Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Lidiane Brock Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p69

Palavras-chave:

Metacognição, Ensino de física, Atividades experimentais, Recursos tecnológicos, Engenharia

Resumo

Na atualidade, a educação enfrenta o desafio de ensinar os estudantes a buscar o conhecimento, desenvolvendo mecanismos que favoreçam a aprendizagem e a autonomia do estudante. Nesse sentido, entende-se que estratégias didáticas que promovam o pensamento metacognitivo podem promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar como um roteiro guia de atividades propiciou momentos de manifestações de pensamento metacognitivo destes estudantes de engenharia. Para isso, foi desenvolvida uma proposta didática em sala de aula, onde em grupos, os estudantes trabalharam para solucionar as situações problemas apresentadas no roteiro guia, utilizando recursos experimentais e tecnológicos. Para a coleta de dados, foi realizado registro de áudio e em diário de campo pelas pesquisadoras, além do questionário metacognitivo aplicado ao final da atividade. A análise dos dados, embasada no referencial teórico utilizado para elaboração da intervenção pedagógica, foi realizada observando-se as seguintes ações: a condução da atividade, o que incluiu a forma como a atividade foi apresentada (roteiro-guia), a organização dos grupos, a disponibilidade dos recursos, e as ações dos estudantes diante da atividade. Nos resultados pode-se observar que a atividade em grupo propiciou trocas que contribuíram para o pensamento metacognitivo; os materiais disponibilizados permitiram observação e construção por parte dos estudantes acerca dos conceitos explorados; os estímulos apresentados ao longo da atividade pela professora auxiliaram na construção e avaliação das estratégias utilizadas pelos grupos. Ao final da atividade, os estudantes demonstraram identificar quais foram aspectos que facilitaram ou dificultaram o processo de aprendizagem, sendo esses indicativos de tomada de consciência metacognitiva. Ressalta-se que ainda existem poucos estudos que observam propostas didáticas, sendo um importante campo de estudo.

Biografia do Autor

Andréia Spessatto de Maman, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Lidiane Brock, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de iniciação científica Probic/Fapergs

Italo Gabriel Neide, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

de Maman, A. S., Brock, L., Neide, I. G., Dullius, M. M., & Quartieri, M. T. (2021). MANIFESTAÇÕES DE PENSAMENTO METACOGNITIVO EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(3), 69–81. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p69

Edição

Seção

Artigos