ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: QUÍMICA ORGÂNICA VERSUS FÍSICO-QUÍMICA

Autores/as

  • Josué Martins Gonçalves Instituto de Química, Universidade de São Paulo – USP São Paulo, SP, Brasil
  • Murilo Sérgio da Silva Julião Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA Sobral, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p92

Palabras clave:

conceitos abstratos, ensino superior, livro didático, Química

Resumen

Os livros didáticos de Química, via de regra, fazem uso de analogias por se tratar de uma disciplina que envolve inúmeros conceitos abstratos. No entanto, há pouca pesquisa envolvendo identificação e explicação sobre as analogias utilizadas em livros didáticos direcionados ao ensino superior. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre as analogias encontradas em livros de Química Orgânica e Físico-química destinados a estudantes do ensino superior. Foram identificadas 277 analogias nos livros analisados e categorizadas conforme sistemas adaptados de Thiele e Treagust (1994) e Francisco Junior (2009).Uma forma de abordagem mais adequada de utilização das analogias nesses livros foi realizada, bem como a verificação da importância do papel dos professores no uso desse recurso didático. Os resultados indicam que esses livros são ricos em analogias simples, dando ênfase às análogos estruturais no caso de livros de Química Orgânica e análogos funcionais nos de Físico-Química. As analogias simples são mais fáceis de induzirem os alunos a erros conceituais, pois mostram poucas similaridades entre os domínios comparados. É importante ressaltar que nesta pesquisa observa-se uma baixa ocorrência de analogias em que o autor do livro reconhece as limitações e/ou discute estas, repassando toda a responsabilidade ao professor e ao aluno no que se refere à explicação e percepção das analogias, respectivamente. É mister afirmar que muitas das analogias encontradas em alguns capítulos dos livros analisados, poderiam ser suprimidas sem perda significativa da compreensão dos conceitos abordados.

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Publicado

2016-12-18

Cómo citar

Gonçalves, J. M., & Julião, M. S. da S. (2016). ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS AO ENSINO SUPERIOR: QUÍMICA ORGÂNICA VERSUS FÍSICO-QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 21(3), 92–108. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p92