SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS
Palabras clave:
ciência, tecnologia e sociedade, ensino de ciências, educação transformadoraResumen
Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão acerca da inserção da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e de suas implicações para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e ocorreu durante o desenvolvimento da disciplina Princípios Tecnológicos em cooperação com disciplinas das áreas de Ciências, Matemática, Português, História e Sociologia. A pesquisa teve como público-alvo alunos de cinco turmas do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino na cidade de Ponta Grossa - PR. A questão-problema que norteou o estudo e que serve de pano de fundo para a apresentação deste texto diz respeito às possibilidades da utilização do enfoque CTS para a implementação de um ensino diferenciado. As opções metodológicas foram definidas a partir de um planejamento participativo, da reflexão teórica e das limitações que foram sendo encontradas. Os resultados relacionam-se com ganhos qualitativos para a prática docente e para o Ensino de Ciências, como: integração curricular, elevado nível de motivação e participação dos alunos; evolução dos alunos em relação à capacidade de análise, argumentação e intervenção; maior compreensão sobre a natureza da ciência, do processo científico-tecnológico e de sua repercussão no meio social e ambiental.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.