SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS

Autores/as

  • Marcia Regina Carletto Universidade Tecnológica Federal do Paraná Av. Monteiro Lobato, Km 04 – Santa Mônica – CEP 84016-210 –Ponta Grossa - Paraná

Palabras clave:

ciência, tecnologia e sociedade, ensino de ciências, educação transformadora

Resumen

Pretende-se com este trabalho contribuir para a reflexão acerca da inserção da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e de suas implicações para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e ocorreu durante o desenvolvimento da disciplina Princípios Tecnológicos em cooperação com disciplinas das áreas de Ciências, Matemática, Português, História e Sociologia. A pesquisa teve como público-alvo alunos de cinco turmas do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino na cidade de Ponta Grossa - PR. A questão-problema que norteou o estudo e que serve de pano de fundo para a apresentação deste texto diz respeito às possibilidades da utilização do enfoque CTS para a implementação de um ensino diferenciado. As opções metodológicas foram definidas a partir de um planejamento participativo, da reflexão teórica e das limitações que foram sendo encontradas. Os resultados relacionam-se com ganhos qualitativos para a prática docente e para o Ensino de Ciências, como: integração curricular, elevado nível de motivação e participação dos alunos; evolução dos alunos em relação à capacidade de análise, argumentação e intervenção; maior compreensão sobre a natureza da ciência, do processo científico-tecnológico e de sua repercussão no meio social e ambiental.

Publicado

2016-07-23

Cómo citar

Carletto, M. R. (2016). SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(3), 507–525. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/260

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