ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS TUTORES DO CURSO NORMAL SUPERIOR NA MODALIDADE EAD ACERCA DO ENSINO DA GEOMETRIA
Palabras clave:
educação a distância, ensino de geometria, tutor, representação social.Resumen
Este trabalho de pesquisa investigou quais são as Concepções que o tutor de Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina de Matemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. A hipótese é que as concepções que o tutor tem em relação à disciplina de Matemática e ao conteúdo de geometria podem influenciar o seu comportamento, as suas ações e consequentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos pólos de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, no período de janeiro de 2009 a maio de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD. Na sequência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são as Representações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas concepções indicam fatores importantes a serem considerados.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.