OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS RELACIONADAS A CONCEITOS DE FÍSICA DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p23

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Divulgação científica, Conceitos de Física

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que se propôs a identificar atividades experimentais relacionadas a conceitos de Física da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), que podem suscitar obstáculos epistemológicos. O aporte teórico bachelardiano foi adotado por seu potencial para provocar reflexões críticas para a análise de materiais que publicam informações sobre Ciência. Assim, com base na metodologia da análise de conteúdo, analisamos atividades experimentais da CHC das edições do período de 2009 a 2020. Os resultados mostram que, de 66 propostas experimentais de Física da revista, 20 podem suscitar obstáculos epistemológicos. O obstáculo epistemológico mais identificado foi o obstáculo verbal e o de menor frequência foi o realista. Os obstáculos quantitativo e pragmático não foram encontrados nas atividades experimentais analisadas. Compreendemos, a partir dos resultados, que essas atividades necessitam da intervenção do professor na identificação e na superação dos obstáculos epistemológicos, para que a sua realização possa ser potencializada.

Biografía del autor/a

Elrismar Gomes Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ANAZONAS

PROFESSORA DE FÍSICA DO CURSO DE CIÊNCIAS: MATEMÁTICA E FÍSICA, NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA, NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Martins, J. T., Florentino de Melo, V., & Oliveira, E. G. (2022). OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS RELACIONADAS A CONCEITOS DE FÍSICA DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 27(3), 23–43. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p23