PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ABORDAGEM QSC COM O FOCO NO ENSINO EXPLÍCITO DE ÉTICA E MORAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p294Palabras clave:
Práticas epistêmicas, questões sociocientíficas, formação inicial de professores de Química, ensino de ética e moral.Resumen
Nesta pesquisa investigamos práticas epistêmicas que emergiram em uma abordagem de ensino com questões sociocientíficas (QSC) com foco no raciocínio ético e moral. Analisamos as interações de professores de Química em formação inicial durante o desenvolvimento de uma atividade sobre o “Consumo de carne animal”. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram nas discussões a partir de categorias criadas a priori e a posteriori. Para analisar o conteúdo das justificativas dos licenciandos nos baseamos nas relações entre contingente e necessário no domínio da ética e nas tendências de consideração moral das perspectivas ontológicas antropocentrismo e biocentrismo. Concluímos que a abordagem QSC e a oportunidade para desenvolvimento de práticas epistêmicas contribuíram para uma ampliação do pensamento dos licenciandos sobre as ações humanas para além do relativismo cultural, e a compreensão e diferenciação das tendências de consideração moral. Este artigo apresenta o entrelaçamento entre práticas epistêmicas e QSC de uma forma empírica em uma proposta de ensino explícito de ética, trazendo avanços para a área de Ensino de Ciências.Citas
Barata, R. B. (2005). Ética e epidemiologia. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, 12(3), 735-753. https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000300006
Brügger, P. (2009). Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas críticas, 15(29), 197-214. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3532
Carvalho, A. M. P. (2006). Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In F. M. T. G. Santos, & I. M. Greca (Orgs.). (Eds.), A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias (pp. 13-48). Ijuí, RS: Unijuí.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education. London, New York Routledge Farmer.
Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador, BA: Edufba.
Conrado, D. M., Nunes-Neto, N., & El-Hani, N. C. (2020). Dimensões dos conteúdos mobilizados por estudantes de biologia na argumentação sobre antibióticos e saúde. Educação e Pesquisa, 46, 1-22. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046223593
Dionor, G. A., Conrado, D. M., Martins, L., & Nunes-Neto, N. (2020). Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questo?es Sociocienti?ficas: Reflexo?es e Perspectivas para Cie?ncias no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 429-464.
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464
Escher, F., & Wilkinson, J. (2019). A economia política do complexo Soja-Carne Brasil-China. Revista de Economia e Sociologia Rural, 57(4), 656-678. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.191017
Espinosa, R., Tago, D., & Treich, N. (2020). Infectious Diseases and Meat production. Environmental and Resource Economics, 76, 1019-1044. https://doi.org/10.1007/s10640-020-00484-3
Hoeksta, A., & Mekonnen, M. M. (2012). The water footprint of humanity. Paper presented at the Proceendings of the National Academy of Sciences of the Unites States of America, Washington.
Jiménez-Aleixandre, M. P. (2010). 10 idea clave: competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelo: Graó.
Kelly, G. J. (2008). Inquiry, activity and epistemic practice. In R. A. G. DUSCHL, R. E. (Ed.), Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation (pp. 99-117). Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers.
Kelly, G. J., & Duschl, R. A. (2002). Toward a research agenda for epistemological studies in science education. Paper presented at the NARST, New Orleans, United States of America.
Kelly, G. J., & Licona, P. (2018). Epistemic Practices and Science Education. In M. R. o. MATTHEWS (Ed.), History, Philosophy and Science Teaching. (pp. 139-165). New York, United States of America: Springer.
Martínez-Pérez, L. F. (2012). Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo, SP: Unesp.
Martínez-Pérez, L. F., & Parga Lozano, D. L. (2013). La emergência de las cuestiones sócio-científicas em el enfoque CTSA. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 8(1), 23-35. https://doi.org/10.14483/23464712.5021
Naconecy, C. M. (2006). Ética e animais: um guia de argumentação filosófica. Porto Alegre, RS: Edipucrs.
Nunes-Neto, N., & Conrado, D. M. (2021). Ensinando ética. Educação em Revista, 37, 1-28. doi:https://doi.org/10.1590/0102-469824578
Prado, G. B., & Ribeiro, H. (2011). Pecuarização na Amazônia e consumo de carne: o que está por trás? . Saúde e Sociedade, 2(3), 730-742. doi:https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000300017
Rachels, J., & Rachels, S. (2014). A coisa certa a fazer: leituras básicas sobre filosofia moral (6. ed.). Porto Alegre: AMGH.
Ramos, T. C., & Mendonça, P. C. C. (2021). A Model Proposal to Address Relationships Between Epistemic Practices and Socioscientific Issues in Science Education. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35748, 1-28. doi:https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u743770
Ratcliffe, M., & Grace, M. (2003). Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhead: Open University Press.
Regan, T. (2013). Animal Rights and Environmental Ethics. In D. Bergandi (Ed.), The Structural Links between ecology, evolution and ethics: the virtuous epistemic circle (pp. 117-126). Dordrecht: Springer.
Ribeiro, C. D. G., & Corção, M. (2013). O consumo de carne no Brasil: entre valor socioculturais e nutricionais. Demetra, 8(3), 425-438. doi:https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6608
Sadler, T. D. (2004). Moral sensitivity and its contribution to the resolution of socio-scientific issues. Journal of Moral Education, 33(3), 339-358. doi:https://doi.org/10.1080/0305724042000733091
Sadler, T. D., & Zeidler, D. L. (2003). The morality of socioscientific issues: construal and resolution of genetic engineering dilemmas Science Education, 88(1), 4-27. doi:https://doi.org/10.1002/sce.10101
Santos, J. C., Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. (2016). Questões sociocientíficas no ensino fundamental de ciências: uma experiência com poluição das águas. Indagatio Didactiva, 8(1), 1051-1067. doi: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3657
Tréz, T. A., & Nakada, J. I. L. (2008). Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(3), 3-28.
Vargas, I. B., Oliveira, J. A., Silveira, B. D., Mozzer, N. B., Mendonça, P. C. C., & Nunes-Neto, N. (in print). Como abordar o consumo de animais na educação em ciências? . Revista Eletrônica de Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Isabela Breder Vargas, Paula Cristina Cardoso Mendonça
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.