PERSPECTIVA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E PAIS

Autores/as

  • Ana V. Rodrigues Universidade de AveiroDepartamento de EducaçãoCentro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0003-1736-1817
  • Diana Oliveira Universidade de AveiroDepartamento de EducaçãoCentro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0002-5434-1818
  • Vanessa Martins de Souza Universidade de AveiroCentro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0002-8547-7099
  • Valentina Piacentini Universidade de AveiroCentro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0001-8075-8169

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p136

Palabras clave:

Educação formal e não formal, Perspectiva integrada de educação em Ciências, Centros de Ciência, Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos), 1.º Ciclo do Ensino Básico (6 a 10 anos).

Resumen

O Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Portugal), resulta da colaboração entre o poder político local, a Universidade de Aveiro e a comunidade escolar. Trata-se de um centro de ciência que vive dentro de uma escola, alicerçado em temas locais e aberto à comunidade. É um exemplo pioneiro da concretização de uma perspectiva integrada de educação em ciências, articulando investigação em educação, formação inicial e contínua de professores e educação formal e não formal de ciências, desde 2013. Com a finalidade de identificar os possíveis contributos desta perspectiva para a promoção do ensino das ciências desde os primeiros anos de idade, coletaram-se dados através de inquéritos por questionário a 18 educadores/professores, 441 alunos e 106 pais/encarregados da educação; e, também, por entrevista a 17 educadores/professores e 5 monitores. Recorreu-se à análise estatística descritiva e de conteúdo para as respostas fechadas e abertas, respectivamente. Os resultados evidenciaram que os diferentes atores envolvidos têm percepções muito positivas sobre as práticas de ensino, as aprendizagens desenvolvidas e o gosto pelas ciências em contexto formal e não formal. O estudo evidencia as potencialidades da operacionalização da perspectiva integrada de educação em ciências, podendo inspirar outros contextos educativos, nomeadamente pelo seu contributo para a promoção da literacia científica desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida.

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Rodrigues, A. V., Oliveira, D., de Souza, V. M., & Piacentini, V. (2022). PERSPECTIVA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E PAIS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 27(3), 136–163. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p136