AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA, DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO, NO TRATAMENTO DA CINÉTICA QUÍMICA NO PERÍODO DE 1929 A 2004

Autores/as

  • Simone Alves de Assis Martorano Instituto de Química, Universidade de São Paulo-USP Av. Prof. Lineu Prestes, 748 – B. 7 superior, CEP: 05508-000 - São Paulo, Brasil.

Palabras clave:

Livro Didático, Cinética Química, Filosofia da Ciência.

Resumen

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Martorano, S. A. de A. (2016). AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA, DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO, NO TRATAMENTO DA CINÉTICA QUÍMICA NO PERÍODO DE 1929 A 2004. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(3), 341–355. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/346