O PROFESSOR DE FÍSICA EM SALA DE AULA: UM INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAR SUA ATUAÇÃO

Autores/as

  • Anne L. Scarinci Universidade de São Paulo Rua do Matão, 187, travessa R, Ed. Basílio Jafet, Cidade Universitária, São Paulo - SP
  • Jesuína L. A. Pacca Universidade de São Paulo Rua do Matão, 187, travessa R, Ed. Basílio Jafet, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Palabras clave:

Construtivismo na sala de aula, formação de professores, modificação das práticas docentes.

Resumen

No intuito de analisar e interpretar a atuação do professor de física em sala de aula, elaboramos um instrumento de análise com cinco dimensões, que procuraram descrever – i) as estratégias escolhidas para a condução do ensino, ii) as habilidades mobilizadas, iii) as atitudes na interação com os alunos, iv) a avaliação que o professor faz do seu trabalho e v) a meta-avaliação ou tomada de consciência sobre a própria atuação. O instrumento foi construído a partir de ideias construtivistas sobre ensino e aprendizagem e de dados empíricos provenientes de relatos de professores sobre suas aulas. Num processo de idas e vindas, buscamos coerência da teoria adotada com a natureza dos dados sobre a atuação do professor. O objetivo maior foi de fornecer subsídios aos formadores de professores sobre as dificuldades que estes podem encontrar para modificar suas práticas a partir das ideias veiculadas pelos programas de formação docente.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Scarinci, A. L., & Pacca, J. L. A. (2016). O PROFESSOR DE FÍSICA EM SALA DE AULA: UM INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAR SUA ATUAÇÃO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(3), 457–477. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/351