SEMÂNTICA ACERCA DO CONCEITO DE CALOR EM LIVROS DE GRADUAÇÕES: REFLEXÕES ÀS ADVERSIDADES INSTRUCIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p498

Palabras clave:

ambiguidade lexical, livros didáticos universitários, subsídios educacionais, formação de professores

Resumen

Alguns estudos na literatura sobre educação científica destacaram ambiguidades relacionadas ao conceito de calor em livros didáticos universitários. Essa questão contribui para a dificuldade de ensinar esse conceito físico e, por vezes, faz com que ele seja subestimado. Para resolver esse problema, este estudo apresenta um conjunto de ambiguidades conceituais específicas por meio da análise de 20 livros didáticos de física usados em cursos de graduação. O objetivo é examinar construtos divergentes fornecidos pelos autores acerca de questões linguísticas relacionadas à definição, simbolização e aplicação do conceito de calor. A análise de conteúdo dos livros didáticos selecionados revela que as dificuldades são em parte conceituais, em parte linguísticas e, muitas vezes, ambas, constituindo uma barreira educacional persistente. Os livros didáticos analisados são edições recentes de obras em português, a maioria das quais são traduções de outros idiomas. Em alguns casos foram feitas comparações com edições mais antigas dos mesmos autores para destacar as mudanças relacionadas ao conceito científico em questão. Este estudo amplia significativamente as pesquisas anteriores sobre a semântica do conteúdo dos livros didáticos ao discutir as particularidades do conceito de calor em uma extensa coleção de livros. As reflexões decorrentes deste estudo podem contribuir para subsidiar as atuações de ensino de professores da disciplina de Física II da grade curricular de diversos cursos de graduação.

Citas

Alomá, E., & Malaver, M. (2007). Análisis de los conceptos de energia, calor, trabajo y el teorema de Carnot. Enseñanza de las ciencias, 25(3), 387-400.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Beretta, G. P., & Gyftopoulos, E. P. (2015). What is Heat? Jounal of Energy Resources Technology, 137, 021006 (1-8). Recuperado de extension://ibjjllhemkfgfbkgohldepcdgiigpdkb/pdfjs/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fgianpaolo-beretta.unibs.it%2FBeretta-papers-online%2Fm49-BerettaGyftopoulos-JERT-137-021006-2015.pdf

Brookes, D. T. (2006). The Role of Languagem in Learning Physics. (PHD dissertation). Graduate Program in Physics and Astronomy, The State University of New Jersey, New Brunswick Rutgers, United States of America. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/238748423

Castro, P. M. A., & Castro, L. N. A. (2015). Representações Sociais de Calor por Estudantes de Graduação em Química. Química Nova na Escola, 37(n, esp 1), 26-34. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150016

Chaves, A. (2007). Física básica: Gravitação, Fluidos, Ondas, Termodinâmica. Rio de Janeiro: RJ: LTC Livros Técnicos e Científicos.

Chagas, A. P. (1992). O que se mede num calorímetro? (um exercício de aplicação da primeira lei da termodinâmica). Química Nova, 15(1), 90-94. Recuperado de http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol15No1_90_v15_n1_%2814%29.pdf

Cutnell, J. D., & Johnson, K. W. (2016). Física – Volume 1. (9a ed.). Rio de Janeiro: RJ: LTC – Livros Técnicos e Científicos.

Dickerson, R. H., & Mottmann, J. (2019). The Stirling cycle and Carnot’s theorem. European Jounal Physics, 40, 1-14. https://doi.org/10.1088/1361-6404/ab3532

Diniz Jr, A. I., Silva, J. R. R. T., & Amaral, E. M. R. (2015). Zonas do Perfil Conceitual de Calor que Emergem na Fala de Professores de Química. Química Nova na escola. 37(n. esp.1), 55-67. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150019

Eisberg, R. M., & Lerner, L. S. (1982) Física - Fundamentos e Aplicações, Volume II. São Paulo, SP: McGraw-Hill do Brasil.

Feynman, R. P. (1963). The Feynman Lectures on Physics. Volume 1: Mecánica, radiación y calor. (Edición Bilingua). Califórnia, United States of America: Addison-Welsey.

Frish, S., & Timovera, A. (1967). Curso de Física General - Tomo 1. Moscu, Rusia: Mir.

Gerthsen, C., Kneser, & Vogel, H. (1998). Física. (2a ed.) Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian.

Givry, D., & Pantidos, P. (2015). Ambiquities in representing the concept of energy: a semiotic approach. Review of Science, Mathematics and ICT Education. 9(2), 41-64. https://doi.org/10.26220/rev.3563

Guimarães, G. T. D., & Paula, M. C. (2020). Análise textual discursiva: entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 677-705. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.380

Gürel, K. D., & Erylmaz, A. A. (2013). Content Analysis of Physics Textbooks as a Probable Source of Misconceptions in Geometric Optics. Hacettepe Üniversitesi Egitim Fakültesi Dergisi (H. U. Journal of Education. 28(2), 234-245. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Derya-Kaltakci-Gurel/publication/282817469_A_Content_Analysis_of_Physics_Textbooks_as_a_Probable_Source_of_Misconceptions_in_Geometric_Optics/links/568f7bd908aeaa1481b14edd/A-Content-Analysis-of-Physics-Textbooks-as-a-Probable-Source-of-Misconceptions-in-Geometric-Optics.pdf?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19

Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2018). Fundamentos da Física. Volume 2: Gravitação, ondas e termodinâmica. (10a ed.) Rio de Janeiro: RJ: LTC– Livros Técnicos e Científicos.

Ibáñez, M., & Ramos, M.C. (2004). Physics Textbooks Presentation of the Energy-Conservation Principle in Hydrodynamics. Journal of Science Education and Technology, 13(2), 267–276. https://doi.org/10.1023/B:JOST.0000031265.34525.92

Keller, F. J., Gettys, W. E., & Skove, M. J. (1999). Física, V. 1. São Paulo, SP: Makron books do Brasil.

Knight, R. (2009). Física 2: uma Abordagem Estratégica. (2a ed.). Porto Alegre: RS: Bookman.

Lewis, E. L., & Linn, M. C. (1994). Heat energy and temperature concepts of adolescents, adults, and experts: Implications for curricular improvements. Journal of Research in Science Teaching. 31,657–677. https://doi.org/10.1002/tea.3660310607

McKelvey, J. P., & Grotch, H. (1979). Física 2. São Paulo, SP: Harper & Row do Brasil.

Nussenzveig, H. M. (2014). Curso de Física Básica 2 - Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. (5a ed.. São Paulo, SP: Edgard Blücher.

Orear, J. (1981). Fundamentos da Física 1. Rio de Janeiro:,RJ: LTC – Livros Técnicos e Científicos.

Rasul, S., Shahzad, A., & Iqbal, Z. (2019). Teacher’s Misconceptions in Science: Implications for Developing a Remedial Teacher Training Program. Global Social Sciences Review (GSSR). 4(3), 221-228. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/344654730_Teachers'_Misconceptions_in_Science_Implications_for_Developing_a_Remedial_Teacher_Training_Program/fulltext/5fe3c5a492851c13feb4867d/Teachers-Misconceptions-in-Science-Implications-for-Developing-a-Remedial-Teacher-Training-Program.pdf?_tp=eyJjb250ZXh0Ijp7ImZpcnN0UGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIiwicGFnZSI6InB1YmxpY2F0aW9uIn19

Resnick, R., & Halliday, D. (1984). Física 2. (4a ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC– Livros Técnicos e Científicos.

Sears, F. W., Zemansky, M. W., & Young, H. D. (1984). Física 2 - Mecânica dos Fluidos, Calor e Movimento Ondulatório. (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC – Livros Técnicos e Científicos.

Sears, F. W., & Salinger, G. L. (1978). Termodinámica, teoria cinética y Termodinámica estatística. (2a ed.). Barcelona, España: Reverte S. A.

Sears, F. W., & Zemansky, M. W. (1959). Física. Rio de Janeiro, RJ: Ao Livro Técnico e Segreda Sociedade Editora e Gráfica.

Serway, R. A., & Jewett Jr. J. W. (2017). Princípios da Física - Oscilações, Ondas e Termodinâmica, V. 2. São Paulo, SP: Cengage Learning.

Simoni, J. A., & Jorge, R. A. (1990). Um calorímetro versátil e de fácil construção. Química Nova. 13(2), 108–111. Recuperado de http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol13No2_108_v13_n2_%287%29.pdf

Silva, G. R., & Errodibart, N. C. G. (2019). A produção científica nacional em periódicos sobre o Ensino da Termodinâmica. Revista Prática Docente (RPD). 4(2), 559-577. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432

Silva, O. H. M., Laburú, C. E. , & Nardi, R. (2008). Reflexões para subsidiar discussões sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 25(3), 383-396. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p383

Silva, O. H. M., & Fernandes, R. V. (2023). Reflexões acerca de ambiguidades envolvendo o conceito de calor para subsidiar discussões em sala de aula. A Física na Escola, 21(221013), 1-9. Recuperado de https://www.fisicanaescola.org.br/index.php/revista/article/view/55/15

Suprapto, N. (2020). Do We Experience Misconceptions? An Ontological Review of Misconceptions in Science. Studies in Philosophy of Science and Education. 1(2), 50-55. https://doi.org/10.46627/sipose.v1i2.24

Taibu, R., Rudge, D., & Schuster, D. (2015). Textbook presentations of weight: Conceptual difficulties and language ambiguities. Physical Review Special Topics – Physics Education Research. 11, 010117 https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.11.010117

Taibu, R., Schuster, D., & Rudge, D. (2017). Teaching weight to explicitly address language ambiguities and conceptual difficulties. Physical Rewiew Physics Edutacion Research. 13(1), 01013(1-20). https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.13.010130

Tipler, P. A. (1984). Física. (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Dois.

Tipler, P. A., & Mosca, G. (2019). Física para Cientistas e Engenheiros 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. Volume 1. Rio de Janeiro, RJ: LTC– Livros Técnicos e Científicos.

Touger, J. S. (1991). When words fail us. The Physics Teacher. 29, 90-95. https://doi.org/10.1119/1.2343227

Young, H. D., & Freedman, F. A. (2016). Física II Termodinâmica e Ondas. (14a ed.). São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil.

Williams, H. T. (1999). Semantics in teaching introductory physics, American Journal Physics. 67, 670-780. https://doi.org/10.1119/1.19351

Zemansky, M. W. (1978). Calor e Termodinâmica. (5a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Dois.

Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Moura da Silva, O. H. (2024). SEMÂNTICA ACERCA DO CONCEITO DE CALOR EM LIVROS DE GRADUAÇÕES: REFLEXÕES ÀS ADVERSIDADES INSTRUCIONAIS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 498–514. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p498