CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E DE ADULTOS SOBRE A SUBLIMAÇÃO DO IODO

Autores/as

  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Silvia Parrat-Dayan Université de Genève
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

explicação causal, mudanças de estado da matéria, pensamento operatório-formal, concepções alternativas

Resumen

Neste artigo, busca-se relacionar o estudo de Piaget sobre as explicações causais com o as pesquisas do chamado movimento das concepções alternativas. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão de artigos relacionados ao desenvolvimento de teorias intuitivas sobre a constituição dos materiais. Os resultados obtidos nas pesquisas de Ruth Stavy sobre as mudanças de estado da matéria são particularizados. A seguir, relata-se uma investigação que realizamos, com a participação de sujeitos adolescentes e adultos, sobre as mudanças de estado do iodo. Os resultados obtidos evidenciam diferentes categorias de pensamento manifestas pelos sujeitos, podendo-se concluir que há muita dificuldade em estabelecer relações de legalidade em fenômenos que não estão ao alcance da generalização empírica e em atribuir relações de causalidade que utilizem modelos corpusculares na sublimação do iodo.

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Eichler, M. L., Parrat-Dayan, S., & Fagundes, L. da C. (2016). CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E DE ADULTOS SOBRE A SUBLIMAÇÃO DO IODO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 13(1), 95–126. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/424