CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS PROFESSORES

Autores/as

  • Pedro Reis
  • Cecília Galvão Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Palabras clave:

ensino das ciências, ciência, tecnologia e sociedade (CTS), controvérsias sócio-científicas, concepções, práticas lectivas

Resumen

A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciênc ias Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo. Através da construção de estudos de caso procurou investigar-se o eventual impacto das controvérsias sócio-científicas nas concepções (sobre a natureza, o ensino e a aprendizagem das ciências) e na prática pedagógica dos professores. Como métodos de recolha de dados realizaram-se entrevistas semi-estruturadas e efectuaram-se observações de aulas. As questões controversas suscitadas por algumas inovações tecnológicas recentes – nomeadamente os seus eventuais impactos ambientais, sociais e culturais – tiveram impacto nas concepções dos professores acerca da natureza, do ensino e da aprendizagem da ciência. Para além de terem reforçado a dualidade de sentimentos relativamente à ciência e à tecnologia, como fonte de progresso e preocupação, desencadearam nestes professores a ideia da necessidade de uma alfabetização científica alargada que capacite a população para a compreensão e a tomada de decisões e de acções relativamente a estas temáticas. Contudo, o conceito de alfabetização científica, bem como a melhor forma de o alcançar, varia entre os professores participantes neste estudo.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Reis, P., & Galvão, C. (2016). CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS PROFESSORES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(2), 131–160. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/514