ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTRIBUTOS E DESAFIOS

Autores/as

  • Maria da Conceição Duarte Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho Braga, Portugal

Palabras clave:

analogia, ensino e aprendizagem das ciências, investigação em educação em ciências

Resumen

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada em similaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias. Com base nessa revisão serão equacionados contributos para a educação em ciências, bem como alguns dos desafios que se colocam para a investigação nesta área.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Duarte, M. da C. (2016). ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTRIBUTOS E DESAFIOS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(1), 7–29. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/520