DIFICULDADES DA GENERALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MODELAÇÃO EM CIÊNCIAS: O CASO DA FÍSICA E DA QUÍMICA

Autores/as

  • Ileana M. Greca In-Praxis Burgos, España
  • Flávia M. T. dos Santos Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul 90046-900 Porto Alegre -RS

Palabras clave:

modelação química, modelação física, dinamicismo, mecanicismo

Resumen

Uma revisão dos trabalhos publicados na área de ensino de Ciências, nacional e internacionalmente, revela que o ensino centrado na modelação é considerado como uma das estratégias didáticas mais efetivas para a melhoria da compreensão dos conceitos científicos. No entanto, uma analise mais detalhada revela que o que se entende por modelo ou por processo de modelação é muito amplo e desconsidera as diferenças entre as especificidades das ciências. Neste trabalho nos propomos trazer à discussão as diferenças e similaridades que têm a modelação em Física e em Química, tomando como referência as diferentes tradições explicativas que nelas surgiram principalmente nos séculos XVIII e XIX. A partir desse estudo, discutimos quais as implicações didáticas de se levar ou não em consideração estas diferenças.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Greca, I. M., & dos Santos, F. M. T. (2016). DIFICULDADES DA GENERALIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MODELAÇÃO EM CIÊNCIAS: O CASO DA FÍSICA E DA QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(1), 31–46. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/521