A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES CONSTRUTIVISTAS: UMA PESQUISA RELACIONADA COM O TEMA ÁCIDO - BASE

Autores/as

  • Vera Gouveia Escola Secundária de Odivelas
  • Jorge Valadares Universidade Aberta

Palabras clave:

ácido-base, construtivismo, ambiente construtivista de aprendizagem, trabalho cooperativo

Resumen

Esta comunicação pretende mostrar como um ambiente construtivista permite uma melhor aprendizagem de conceitos relacionados com o tema ácido - base, onde geralmente os alunos revelam algumas misconceptions já patenteadas em diversas pesquisas. Baseando-se numa longa reflexão de natureza epistemológica, psicológica e educacional, apoiada numa ampla consulta bibliográfica e na sua própria experiência os autores caracterizam um ambiente construtivista na sala de aula, realçando o trabalho cooperativo. Na segunda parte são descritos os efeitos que esse ambiente produziu na aprendizagem do tema ácido - base, de acordo com um estudo quase - experimental realizado com uma amostra de 52 alunos de duas turmas equivalentes, do 10º ano de escolaridade, leccionadas pela mesma professora. Os resultados indiciam claramente que o ambiente construtivista de aprendizagem promoveu uma melhor aprendizagem do tema ácido – base, melhorou as relações educacionais na sala de aula e desenvolveu nos alunos atitudes positivas em relação a si mesmos e aos outros.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Gouveia, V., & Valadares, J. (2016). A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES CONSTRUTIVISTAS: UMA PESQUISA RELACIONADA COM O TEMA ÁCIDO - BASE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 9(2), 199–200. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/534