ATIVIDADE DISCURSIVA NAS SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA SOCIOCULTURAL PARA ANALISAR E PLANEJAR O ENSINO

Autores/as

  • Eduardo F Mortimer Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais
  • Phil Scott Centre for Studies in Science and Mathematics Education, School of Education, University of Leeds, Leeds, UK LS2 9JT

Palabras clave:

atividade discursiva, aula de ciências, abordagem comunicativa

Resumen

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sócio-cultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve seqüência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Mortimer, E. F., & Scott, P. (2016). ATIVIDADE DISCURSIVA NAS SALAS DE AULA DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA SOCIOCULTURAL PARA ANALISAR E PLANEJAR O ENSINO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 7(3), 283–306. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/562

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